Edição do dia

Quarta-feira, 22 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
24 ° C
24.9 °
23.9 °
100 %
2.6kmh
40 %
Qua
26 °
Qui
26 °
Sex
27 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeRita Santos alerta Marcelo para problemas dos portugueses em Macau

      Rita Santos alerta Marcelo para problemas dos portugueses em Macau

      O Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesa foi recebido, em Portugal, pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. De acordo com um comunicado divulgado pelo Gabinete do Conselho das Comunidades Portuguesas no Círculo China, Macau e Hong Kong, os conselheiros “tiveram oportunidade de expor as questões mais prementes e os problemas que mais afectam as comunidades portuguesas radicadas no estrangeiro” e Rita Santos, presidente do Conselho Regional da Ásia e Oceânia, aproveitou a oportunidade para falar sobre o ensino, divulgação e uso da língua portuguesa em Macau, a importância do incremento das relações bilaterais através da Comissão Mista entre Macau e Portugal e as ligações aéreas directas entre Macau e Portugal. Rita Santos abordou também a questão dos reduzidos valores dos vencimentos do pessoal do Consulado de Portugal em Macau, que são “incompatíveis com o custo de vida”.

      Rita Santos aproveitou ainda para pedir ao Presidente da República de Portugal que volte a Macau. Segundo a nota enviada às redacções, Marcelo Rebelo de Sousa “tomou nota das questões expostas pelos Conselheiros e realçou a importância do papel dos Conselheiros e das Comunidades Portuguesas no estrangeiro”.

      O Concelho Permanente das Comunidades Portugueses teve também reuniões individuais com os partidos políticos do PS, PSD, Chega, Iniciativa Liberal e PCP, que teve como objectivo explicar “a importância dos portugueses da diáspora na promoção da cultura, economia e imagem de Portugal nos países de acolhimento”, por exemplo.

      Os membros do conselho encontraram-se por fim com João Gomes Cravinho, ministro português dos Negócios Estrangeiros, tendo Rita Santos dirigido um convite ao governante de Portugal para “conhecer ‘in loco’ os trabalhos dos conselheiros das comunidades Portuguesas, as associações de matriz portuguesa, o ensino da língua portuguesa bem como o papel de plataforma de Macau entre a China e os Países de Língua Portuguesa”.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau