Rui Martins, vice-reitor da Universidade de Macau (UM), foi o líder de uma delegação daquela instituição numa visita a vários estabelecimentos de ensino superior dos Estados Unidos da América. Durante a visita, a delegação da UM assinou vários acordos de cooperação no âmbito da investigação científica de ponta. A delegação da UM visitou as universidades de Stanford, de Berkeley, de Los Angeles, do Sul da Califórnia, de Irvine, de San Diego e de Las Vegas.
Segundo um comunicado divulgado ontem pela UM, esta visita “alargou e aprofundou a cooperação entre a UM e as universidades de topo da costa Oeste dos Estados Unidos, estabelecendo um quadro de cooperação mais estreita nas áreas da gestão de empresas, gestão do turismo, farmácia e ciências da saúde, assim como se centrou na promoção de vários aspectos da cooperação, incluindo intercâmbios de docentes e estudantes, cooperação em matéria de investigação científica e co-organização de seminários académicos”.
Na universidade de Stanford, por exemplo, foi discutida a cooperação no desenvolvimento de projectos-chave de investigação médica e a cooperação indústria-universidade-investigação, em particular nas áreas de big data e bioestatística inovadora, tratamento integrado da dor crónica e acupunctura clínica. Na Universidade Estadual de San Diego, Rui Martins assinou um acordo de intercâmbio de estudantes e disse querer reforçar a cooperação em matéria de investigação científica nos domínios da saúde pública e da gestão de empresas e organizar conjuntamente conferências académicas. Na Universidade de Irvine alcançou-se um acordo sobre a colaboração em matéria de investigação e a formação de quadros qualificados no domínio da farmácia e das ciências da saúde, por exemplo.