Edição do dia

Segunda-feira, 27 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
27.9 ° C
31.5 °
26.9 °
94 %
6.2kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
28 °
Qua
25 °
Qui
26 °
Sex
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioGrande ChinaDidi marca assembleia extraordinária para votar saída de Wall Street

      Didi marca assembleia extraordinária para votar saída de Wall Street

      A Didi, conhecida como o ‘Uber chinês’, agendou uma assembleia extraordinária de acionistas para 23 de Maio para votar a saída de Wall Street, um anúncio que fez cair significativamente o valor das suas acções. Até esta semana, as acções da Didi listadas em Nova Iorque perderam mais de 18,5%, elevando a queda acumulada desde a estreia da empresa na bolsa para quase 87%.

      A empresa tecnológica avançou com uma oferta pública inicial em Junho do ano passado, apesar da aparente oposição do Governo chinês.

      No entanto, apenas dois dias após a estreia, as autoridades chinesas abriram uma investigação de cibersegurança – ainda activa – contra a Didi e proibiram tanto o ‘download’ das suas aplicações como o registo de novos utilizadores a nível nacional.

      Depois disso, em Dezembro, a empresa anunciou planos para se retirar do mercado norte-americano e preparar-se para uma nova oferta pública inicial em Hong Kong, embora na convocatória da reunião de 23 de Maio diga que não se candidatará à cotação noutras bolsas até votar e, posteriormente, completar o seu processo de retirada de Nova Iorque.

      Esta última decisão deve-se a um desejo de “cooperar melhor com a investigação de segurança e medidas de retificação” exigidas pelas autoridades nacionais, pode ler-se na mesma nota.

      A crise em que a empresa tem estado envolvida faz parte da campanha regulamentar levada a cabo por Pequim no setor digital, que tem afetado particularmente empresas importantes como a gigante do comércio eletrónico Alibaba. Como resultado, a Didi registou no ano financeiro de 2021 perdas quatro a cinco vezes superiores em relação ao ano anterior.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau