Edição do dia

Quarta-feira, 22 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
26.3 ° C
27.6 °
25.9 °
94 %
2.1kmh
40 %
Qua
26 °
Qui
27 °
Sex
27 °
Sáb
27 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioEconomiaAutoridades fazem balanço positivo da Grande Baía

      Autoridades fazem balanço positivo da Grande Baía

      O Gabinete de Reformas e Desenvolvimento de Zhuhai considera que o ano de 2021 foi particularmente ben sucedido na construção do projecto da Grande Baía. E aponta a criação da Zona de Cooperação Aprofundada de Hengqin, em Setembro, como um dos resultados mais positivos.

      Os números, citados pelo gabinete governamental, impressionam: são já mais de 2,100 as empresas locais de alta tecnologia instaladas na ZCA de Hengqin, a que se juntam mais de 1,000 projectos empresariais de Macau e Hong Kong. Destaque para o cluster industrial bio-farmacêutico e para as indústrias de produção de circuitos integrados, com crescimento acelerado em 2021. Na área da investigação, as autoridades salientam o início da construção do Instituto de Investigação Tecnológica Industrial GDAS, bem como a conclusão da construção do Laboratório de Ciência e Engenharia Marinha do sul de Guangdong.

      Hengqin atraiu no ano passado 33 empresas financeiras e instituições de serviços da RAEM. Lançada em Outubro, a plataforma transfronteiriça de gestão do património conta já com a participação de 18 bancos no programa piloto.

      O Plano de Talentos de Zhuhai ajudou, entretanto, a introduzir quase 30 mil técnicos especializados no mercado de trabalho ao longo do ano de 2021, 260 mil nos últimos três anos. O relatório salienta ainda que foram tomadas medidas para apoiar o empreendedorismo e o emprego de jovens de Macau e Hong Kong em Zhuhai. Em 2021, registaram-se em Hengqin 59 empresas de construção e 308 técnicos de Macau e HK, 589 guias turísticos receberam licenças para exercício profissional e 60 médicos receberam certificados de prática a curto prazo. Foi concedido um total de 13,89 milhões de renminbis em subsídios de emprego e empreendedorismo a jovens de Macau e Hong Kong, e concedidos empréstimos no valor de 220 milhões de RMB para micro, pequenas e médias empresas detidas por empresários de Macau.

      Finalmente, o município de Zhuhai emitiu autorizações de residência para 120 mil pessoas em 2021. E a política que permite a entrada em Hengqin de veículos de placa única de Macau entrou também em funcionamento no ano passado.

      Virando as atenções para o município de Zhuhai de uma forma mais vasta, o Gabinete de Reformas e Desenvolvimento sublinha a construção de novos parques industriais para a produção de equipamentos eléctricos topo de gama, células solares e impressoras a laser, bem como os fortes investimentos realizados na área dos transportes, nomeadamente na construção da ponte de Honghe, via ferroviária de alta velocidade Zhuhai-Zhaoqing e expansão do aeroporto de e expansão do aeroporto de Jinwan, entre outros.

      Em 2021, o valor total das importações e exportações do município de Zhuhai foi de 332 mil milhões de renminbis, um aumento de 21,5 por cento face ao ano anterior.

      2021 foi o primeiro ano do 14º Plano Quinquenal da China (2021-2025). Os investimentos realizados obedecem a um plano de trabalho aprovado em Março do ano passado, para tornar Zhuhai numa Zona Económica Especial “modernizada e internacionalizada, na nova era do socialismo com características chinesas”.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau