Edição do dia

Segunda-feira, 5 de Junho, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
29.9 ° C
32.9 °
29.9 °
79 %
7.2kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
29 °
Qui
30 °
Sex
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Lusofonia Timor-Leste regista a morte de dois adultos e três fetos em gestação

      Timor-Leste regista a morte de dois adultos e três fetos em gestação

      Timor-Leste registou ontem a morte de dois adultos, incluindo uma mulher grávida de 40 semanas, além do respectivo feto e de mais dois em diferentes fases de gestação, infectados com SARS-CoV-2, informaram as autoridades de saúde timorenses.

       

      Dados divulgados ontem pelo Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) de Timor-Leste dão conta da morte de dois adultos, incluindo uma mulher grávida de 40 semanas, além do respectivo feto e de mais dois em diferentes fases de gestação, infectados com SARS-CoV-2, e confirmam ainda 247 novas infecções num período de 24 horas, um dos totais diários mais elevados desde o início da pandemia.

      O Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) explica que as “cinco mortes, de dois adultos e três fetos em gestação” ocorreram em Díli, fazendo subir o total de óbitos relacionados com a covid-19 para 30 na capital e para 38 em todo o país.

      Segundo o CIGC, uma das vítimas mortais é uma mulher de 37 anos, que estava grávida de 40 semanas e que foi encaminhada para o Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV), com problemas no saco amniótico. A mulher, que estava na segunda gravidez e que não tinha história de abortos, e o feto de 40 semanas acabaram por não sobreviver, com os testes a confirmar que ambos estavam infestados com o novo coronavírus, SARS-CoV-2. Registou-se ainda o aborto de um feto na 28ª semana de gestação e outro na 33ª semana de gestação.

      Os mortos nas últimas 24 horas incluem ainda um homem de 41 anos, com história de anemia crónica e um tipo de leucemia, que foi diagnosticado com síndrome de insuficiência respiratória aguda em Ermera no dia 09 de agosto e confirmado positivo para o SARS-CoV-2. Foi transferido para o centro de isolamento de Vera Cruz, onde faleceu ontem.

      Os dados mostram que o número de pessoas no centro de isolamento de Vera Cruz também continua a aumentar, para 48, das quais 14 em estado grave (um com ventilador e 13 com oxigénio), e nove em estado moderado.

      Em 24 horas registaram-se em Díli um total de 192 infecções, mais 24 em Ermera, 12 cada em Bobonaro e no enclave de Oecusse, seis em Baucau e um em Manatuto. Com o registo de 37 casos recuperados, o total de casos ativos aumento para 2.348 e o total acumulado desde o início da pandemia subiu para 12929. O CIGC nota que 38,9% dos casos detectados registavam sintomas de covid-19.

      Díli consolidou-se como o foco principal do que as autoridades consideram ser a segunda vaga da pandemia no país, com 1.050 casos ativos, seguindo-se Ermera com 719, Covalima com 176 e a Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA) com 110. Actualmente há casos activos em praticamente todos os municípios do país, à exceção de Lautem, na ponta leste.

      O aumento de casos tem feito aumentar significativamente a incidência, que é agora a nível nacional de 13,1 casos por 100 mil habitantes, com a região de Díli a registar o valor mais elevado, nos 29,5 casos por 100 mil habitantes.

      “O Laboratório Nacional de Saúde já enviou mais amostras de testes positivos de Díli e de Covalima para a Austrália para que se faça a sequenciação genómica”, refere o CIGC. “Tem havido um aumento significativo de casos, de pessoas infetadas com sintomas e de casos de hospitalização o que indica a possibilidade de que a variante Delta já está a circular nas zonas onde a incidência aumentou significativamente. Díli, Covalima, RAEOA, Bobonaro, Aileu, Baucau e Liquiçá”, refere.

      No que se refere à vacinação, os dados do Ministério da Saúde indicam que até ao momento já receberam a primeira dose um total de 343.859 pessoas, ou 46,6% da população com mais de 18 anos, sendo que com a vacinação completa há actualmente 135.540 pessoas (17,8% da população com mais de 18 anos. Em Díli, a primeira dose chegou a 259.812 pessoas e a vacinação completa atinge 107.636 pessoas ou 50,3% da população com mais de 18 anos, com 71,2% da população a ter a primeira dose. Em Covalima e Viqueque, também já mais de metade da população recebeu a primeira dose. Ermera, segunda região do país com mais casos ativos depois de Díli, continua com a vacinação mais baixa do país, com apenas 16,1% com a primeira dose e 2,9% com a vacinação completa.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau