Edição do dia

Quinta-feira, 22 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
neblina
21.5 ° C
23.9 °
20.9 °
100 %
3.1kmh
40 %
Qui
23 °
Sex
21 °
Sáb
20 °
Dom
21 °
Seg
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade MIECF: Convidados internacionais debatem recentes estratégias ecológicas  

      MIECF: Convidados internacionais debatem recentes estratégias ecológicas  

      Sob o tema “Construindo uma civilização ecológica por meio de iniciativas inovadoras”, a edição deste ano daquele que é conhecido como o “Fórum Verde” vai decorrer no Venetian nos próximos dias 17 e 18 de Agosto, contando com palestrantes do interior da China, Portugal e Brasil.

       

      O Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF), que este ano decorre no Venetian a 17 e 18 de Agosto, vai contar com a participação de especialistas e académicos regionais e internacionais, que vêm à RAEM para discutir temas respeitantes ao desenvolvimento dito “verde”: sustentável, de baixo carbono, “e de alta qualidade”. O objectivo do evento é de “permitir aos participantes entenderem o processo de desenvolvimento das indústrias relevantes nos últimos anos e aproveitarem as oportunidades verdes em potencial”, indicaram os organizadores do fórum em comunicado.

      Estarão, portanto, em foco as mais recentes inovações em torno da protecção ambiental, e do desenvolvimento de sociedades sustentáveis e mais amigas do ambiente. “Como uma das orientações importantes do desenvolvimento sustentável global, a inovação verde tornou-se um foco de atenção de governos, empresas e sectores da sociedade em todo o mundo”, indicou o texto introdutório a uma sessão agendada para a manhã do dia 18 de Agosto numa das salas de reuniões do Venetian. “Para abrir um caminho de modernização que conduza à coexistência harmoniosa entre o homem e a natureza, esta sessão combinará as discussões de especialistas e académicos sobre as políticas e regimes actuais, numa perspectiva macro, explorando em conjunto soluções verdes inovadoras de alta qualidade, com o objectivo de promover a realização do desenvolvimento de alta qualidade do País, da região e do mundo, caminhando em conjunto para um futuro verde”.

      Para esta sessão presidida pelo vice-presidente do Conselho Consultivo do Ambiente do Governo da RAEM, Kou Kun Pang, foram convidados especialistas e académicos de renome na área de protecção ambiental provenientes do estrangeiro, incluindo o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Carlos Pimenta Machado, que vem ao evento apresentar uma palestra sobre “Estratégias de Restauração de Rios em Portugal: Soluções Baseadas na Natureza”. Do Brasil, Ricardo Guggisberg, presidente da Associação de Transporte Sustentável do Brasil, estará também no Fórum Verde para falar sobre o desenvolvimento do transporte sustentável no Brasil.

      Abordando temas como a promoção do desenvolvimento verde na construção da Grande Baía, o desenvolvimento económico e social como parte da “transformação verde”, a gestão inovadora no desenvolvimento verde, ou a ciência eco-ambiental e inovação tecnológica no desenvolvimento verde e de alta qualidade, o Fórum Verde também contará com a presença de vários convidados especialistas do Ministério de Ecologia e Ambiente da República Popular da China, da Divisão de Gestão de Fontes de Poluição de Pequim, e da Escola de Meio Ambiente da Universidade Tsinghua. Para além de fazerem as suas apresentações, haverá ainda espaço para discussões aprofundadas sobre a promoção da inovação ecológica o desenvolvimento verde de alta qualidade.

      Com vista a encorajar a participação de público local e internacional, todas as sessões do Fórum vão ter interpretação simultânea e transmissão ao vivo online. Este ano, o Fórum Verde vai emitir certificados de participação para participantes online e offline, “de forma a elevar efectivamente o papel do MIECF como uma plataforma de partilha de conhecimento profissional” através da atribuição destas certificações profissionais, indicou o mesmo comunicado.