As receitas combinadas das empresas industriais com uma receita anual proveniente de principais negócios de pelo menos 20 milhões de yuans aumentaram 5,9% ano a ano em 2022, disse o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE). Os seus lucros totais ficaram em 8,4 triliões de yuans neste período, uma queda de 4% em relação ao ano anterior, revelaram os dados do DNE, publicados pela Xinhua.
O responsável sénior de estatísticas do DNE, Zhu Hong, destacou a melhoria na estrutura de lucro entre os segmentos a montante e a jusante em 2022, apesar da contracção dos mesmos. “Se excluirmos declínios acentuados em alguns sectores, como o processamento de aço e petróleo, a taxa de crescimento geral do lucro em 2022 seria elevada para 5,6%”, disse Zhu.
Um total de 21 das 41 principais indústrias registou crescimento nos lucros no período, contra 20 no período de Janeiro a Novembro.
O sector de exploração de petróleo e gás viu os lucros saltarem 1,1 vez em comparação com o ano anterior, enquanto os sectores de produção e fornecimento de energia eléctrica e térmica e os sectores de mineração e lavagem de carvão relataram aumentos de lucro de 86,3% e 44,3%, respectivamente. O fabrico de equipamentos e bens de consumo básicos serviram como pontos positivos para o sector industrial durante o período, disse Zhu.
Com uma recuperação sustentável, os lucros combinados da indústria de fabricação de equipamentos aumentaram 1,7% ano a ano, mostraram os dados. O sector contribuiu com mais de um terço dos lucros industriais totais do país em 2022, proporcionando um forte impulso para a indústria em geral.
Enquanto isso, os lucros das empresas de bens de consumo básicos também registaram uma expansão constante, já que as políticas pró-crescimento estimularam a procura do mercado, de acordo com Zhu. Graças ao aquecimento do mercado, os produtores de bebidas alcoólicas, chá e tabaco registaram um rápido crescimento nos lucros em 2022.
Apesar do declínio geral do lucro em 2022, os sinais mostraram que as empresas industriais da China estavam no caminho certo para a recuperação dos lucros, à medida que o país continuava a emergir da sombra da COVID.
Os dados de terça-feira mostraram que o índice de gerentes de compras para o sector manufactureiro da China recuperou para ficar num campo expansionista em Janeiro de 2023, após três meses consecutivos de contração, com os principais subíndices registando aumentos.
No entanto, Zhu ainda alertou contra alguns desafios, incluindo custos relativamente altos para as empresas e incertezas nos ambientes doméstico e externo.
Olhando para a próxima etapa, Zhu pediu esforços para coordenar melhor a resposta à epidemia com o desenvolvimento económico e social, aumentar a confiança do mercado, expandir proactivamente a procura efectiva doméstica e consolidar a base da recuperação dos lucros das empresas industriais, de modo a procurar uma recuperação geral da economia industrial em 2023.