Edição do dia

Sexta-feira, 12 de Agosto, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nublado
26.6 ° C
26.6 °
26.6 °
84 %
1.4kmh
100 %
Sex
28 °
Sáb
30 °
Dom
30 °
Seg
30 °
Ter
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Macau tem 533 casos de Covid-19 confirmados. Tendência de aumento continua

      Macau tem 533 casos de Covid-19 confirmados. Tendência de aumento continua

      A última testagem em massa terminou com um total de 652.544 amostras recolhidas e 44 resultados preliminares positivos em amostras mistas. Autoridades sanitárias têm os olhos postos no Complexo de Serviços de Apoio ao Cidadão Sénior da Obra das Mães, na Praia do Manduco, onde foram diagnosticados três casos positivos de infecção por SARS-CoV-2. Há ainda seis profissionais de saúde infectados, cinco polícias e três bombeiros. Está em marcha até ao final do dia de hoje um procedimento de dois dias de testes rápidos de antigénio em casa.

      Continuam a aumentar o número de casos de infecção por SARS-CoV-2 confirmados em Macau. As autoridades sanitárias revelaram ontem, na habitual conferência de imprensa do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus sobre o ponto de situação da Covid-19 no território, que as estatísticas já revelam 533 casos. “Temos pressão, mas estamos todos a envidar esforços no combate. Com tantos casos confirmados, admito que isto é uma pressão grande. Cada medida que tomamos vai ao encontro de como o surto evolui diariamente”, referiu o director dos Serviços de Saúde, Alvis Lo, aos jornalistas.

      Um total de 9.700 pessoas ligadas a esses casos confirmados foram colocadas sob observação médica, disse o mesmo responsável, incluindo 1.478 contactos próximos, 6.369 contatos próximos não essenciais, 419 contatos próximos secundários, 294 contactos gerais e 656 acompanhantes. Um total de 16 zonas vermelhas e 59 áreas de bloqueio de cor amarela estão em vigor. Cerca de 122 indivíduos dos casos confirmados estão actualmente em observação no Centro Clínico de Saúde Público situado no Alto de Coloane, com outros doentes leves ou assintomáticos colocados emquarentena em instalações médicas específicas.

      A última testagem em massa terminou com um total de 652.544 amostras colectadas, com resultados preliminares positivos relatados em 44 amostras mistas.

      Alvis Lo anunciou que a medicina tradicional chinesa (MTC) está, uma vez mais, à disposição dos infectados por SARS-CoV-2. “Desde o início da pandemia que colaboramos com profissionais ligados à MTC. A partir de 1 de Julho, arranca um novo plano que visa usar a MTC no tratamento de casos, sempre que os pacientes o pedirem”, explicou, sublinhando que com a MTC “há mais hipóteses de combater o surto”.

      Entretanto, as autoridades sanitárias detectaram já três casos positivos de infecção por SARS-CoV-2 no Complexo de Serviços de Apoio ao Cidadão Sénior da Obra das Mães, situado na Praia do Manduco. Trata-se de um idoso, um enfermeiro e um assistente de cuidados de saúde. “Esta situação é um autêntico desafio, mas, de momento, em relação à vida dos idosos não há mais problemas adicionais. Todos os dias, de manhã e à noite, todas as pessoas que estão no complexo serão sujeitas a testes de ácido nucleico para evitar mais aparecimentos de casos”, explicou o representante do Instituto de Acção Social (IAS).

      O Complexo de Serviços de Apoio ao Cidadão Sénior da Obra das Mães na Praia do Manduco tem, neste momento, 58 idosos e 76 funcionários. Desde a implementação do regime de gestão preventiva em “circuito fechado” em 25 de Junho, todos os elementos deste equipamento social têm vindo a ser submetidos a teste de ácido nucleico e teste rápido de antigénio com considerável frequência”, acrescentou ainda o IAS.

      As autoridades sanitárias também anunciaram ontem que cerca de 2.000 quartos no hotel Sheraton serão designados para observações médicas de casos confirmados para ajudar a conter o surto comunitário mais recente. Recorde-se que os hotéis Sheraton e Londoner Macau já estavam a ser utilizados pelas autoridades para fins de quarentena, com outros 2.300 quartos do hotel Parisian adicionados igualmente à lista de hotéis de observação médica.

      O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus revelou ainda que, até ao momento, foram infectados seis trabalhadores dos Serviços de Saúde, entre os quais um examinador de amostragem no posto de análise de ácidos nucleicos, dois trabalhadores de limpeza da empresa concessionária que opera no Hospital Conde de São Januário, um enfermeiro da Unidade de Saúde do Alto de Coloane, um enfermeiro de pronto-socorro e um auxiliar. Também o Corpo de Polícia de Segurança Pública admitiu que cinco agentes de autoridade estão infectados e o Corpo de Bombeiros revelou que três profissionais também padecem de Covid-19. Após investigação, diversos funcionários e colegas de trabalho foram temporariamente classificados como contactos próximos e foram colocados em observação médica.

      Os Serviços de Saúde recordaram também que todos os indivíduos em Macau têm de realizar um teste rápido de antigénio, que termina hoje às 24h. Os dados dos dois testes devem ser carregados na plataforma criada para o efeito.

      Instado a comentar a decisão das autoridades da China continental e de Hong Kong de reduzir as quarentenas à chegada, o director dos Serviços de Saúde admitiu que Macau pode seguir o mesmo caminho. “Se for necessário vamos seguir as novas orientações”, disse, reiterando que, em relação a este surto que assola o território desde 18 de Junho, “ninguém está a esconder nada nem existem paradoxos”.

      Também ontem foram diagnosticados oitos casos importados de infecção assintomática e dois casos de recaída, revelou o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus. Desses 10 casos, oito negaram histórico de infecção anterior e foram considerados como casos importados assintomáticos, onde se incluem quatro pessoas do sexo masculino e quatro pessoas do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 15 e 49 anos. Os dois casos classificados como casos de recaída incluem um do sexo masculino e um do sexo feminino, com idades compreendidas entre 17 e 49 anos.

      PONTO FINAL

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau