Edição do dia

Quarta-feira, 9 de Outubro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
26.9 ° C
27.9 °
26.9 °
78 %
3.1kmh
20 %
Ter
27 °
Qua
28 °
Qui
28 °
Sex
27 °
Sáb
27 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioGrande ChinaMais de 10 mil empresas de tecnologia instalaram-se em Hengqin e emprego...

      Mais de 10 mil empresas de tecnologia instalaram-se em Hengqin e emprego de residentes duplicou

      A construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin tem avançado. Na conferência de trabalho anual de 2022, as autoridades de Hengqin afirmaram que a Zona conseguiu algum sucesso ao concentrar-se em novas indústrias e na construção de novas instalações. Mais de 10 mil empresas de base tecnológica entraram em Hengqin. Desde o final do ano passado, o número de residentes de Macau registados para emprego na Zona mais do que duplicou em relação ao ano anterior, enquanto que o número de veículos automóveis que entraram e saíram de Macau excedeu 620.000 no ano passado, representando um aumento de quase 1,3 vezes em comparação com o período homólogo de 2020.

      Até Abril deste ano, mais de 10 mil empresas de base tecnológica já marcaram presença na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. A informação foi anunciada pelo director do Gabinete de Hengqin do Governo Provincial de Guangdong e director-adjunto do Conselho Executivo da Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin, Nie Xinping, numa conferência de trabalho anual de 2022 realizada pelo Gabinete de Hengqin da Autoridade de Guangdong no dia 2 de Abril. Segundo a Xinhua, o ambiente de empregabilidade e empreendedorismo para os residentes de Macau tem vindo a melhorar. O número acumulado de residentes de Macau registados para emprego aumentou para 503, equivalente a um aumento de 114% numa base anual. Quanto aos veículos motorizados, registaram-se mais de 620 mil entradas e saídas em 2021, correspondente a uma subida de 127% em comparação com período homólogo do ano passado.

      Segundo a imprensa chinesa, a fim de reforçar a força dinâmica endógena, a Zona completou o sistema de indicadores para promover o desenvolvimento moderadamente diversificado na economia de Macau e o método de avaliação regular. As autoridades implementaram iniciativas para facilitar as empresas para trabalharem na Ilha de Hengqin, lançaram medidas para reduzir o custo global das empresas e elaboraram a lista de quadros qualificados técnico-profissionais que estão em escassez em face das necessidades crescentes da sociedade. Além disso, a Zona em Hengqin promoveu também a reforma do ambiente empresarial em profundidade, e 3.655 serviços públicos de atendimento prestados já podem ser tratados à distância através do portal electrónico único, e o registo comercial pode ser realizado com uma interligação transfronteiriça.

      Na ocasião foi referido que a integração entre Hengqin e Macau está promovida. A construção do segundo Posto Fronteiriço de Hengqin foi lançada, o projecto da construção da extensão da Linha do Metro Ligeiro de Macau na Ilha de Hengqin também avançou, foram abertas cinco linhas transfronteiriças de transporte pendular, tendo sido realizadas 13 viagens diárias de ida e volta. No total, 4.100 novos lugares foram criados no âmbito da escolaridade e ensino de qualidade. A base de formação na saúde Hengqin-Macau foi também inaugurada. Acelerou-se a construção do projecto “Macau New Neighbourhood” (MNN) e inaugurou-se o Centro de Actividades em família. A Associação Geral das Mulheres de Macau (AGMM) e a União Geral das Associações dos Moradores de Macau (UGAMM) abriram as suas sucursais de Guangdong em Hengqin, prestando serviços comunitários a mais de 100 mil indivíduos.

      No final do ano passado, um total de 63 empresas de Hong Kong e Macau e 324 quadros técnico-profissionais foram qualificados para praticar actividades transfronteiriças, e 136 novos projectos de empreendedorismo de Macau foram incubados.

      Em particular, em termos de concentração em novas indústrias, o cultivo de novas forças motrizes para servir o desenvolvimento moderadamente diversificado na economia de Macau tem sido acelerado. Os recursos inovadores estão a ser reunidos a um ritmo acelerado, e a construção do Instituto de Ciência e Tecnologia Inteligente de Guangdong e da Fase III da Plataforma de Computação Inteligente e Avançada de Hengqin está a progredir, enquanto o Centro de Investigação e Desenvolvimento de motor de combustão a hidrogénio de Hengqin, e o Laboratório de Referência do Estado para Novos Materiais Metálicos, Energia Marinha e do Hidrogénio, estão a ser implementados simultaneamente. Instalaram-se na Zona também o “Fundo de Investimento na Indústria de Semicondutores de Guangdong-Macau” e o “Fundo de Investimento no Circuito Integrado Wu Yuefeng”.

      Ao mesmo tempo, foram assinados 13 projectos em referência e acelerou-se a construção do Parque Industrial de Tecnologia de Medicina Chinesa de Cooperação Guangdong-Macau e o Centro Internacional de Ciências da Saúde de Hengqin. Também foi promovida a implementação do “Projecto de Gestão Financeira Transfronteiriça” (conhecido também como “Wealth Management Connect”), foram lançadas medidas especiais de apoio às empresas para a emissão de títulos de dívida pelas empresas em Macau e medidas que permitem aos investidores estrangeiros criarem fundos. Actualmente, existem 71 instituições financeiras licenciadas na Zona que lidam com 230 mil milhões para operações e liquidação transfronteiriça em renminbi.