Edição do dia

Domingo, 16 de Março, 2025
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
16.9 ° C
16.9 °
16.9 °
77 %
10.3kmh
40 %
Sáb
17 °
Dom
20 °
Seg
16 °
Ter
16 °
Qua
19 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaHwa’s Gallery inaugura exposição dedicada à arte de xilogravuras japonesa Ukiyo-e

      Hwa’s Gallery inaugura exposição dedicada à arte de xilogravuras japonesa Ukiyo-e

      A Hwa’s Gallery deu início à sua nova exposição intitulada “Visions of the Floating World Macau Ukiyo-e Exhibition” na quarta-feira. A mostra destaca a forma de arte Ukiyo-e, que emergiu como um dos principais estilos artísticos do Japão durante o período Edo, entre 1603 e 1868. O termo Ukiyo-e traduz-se como “pinturas que retratam o mundo flutuante”, reflectindo uma estética que procura capturar a beleza efémera da vida quotidiana.

      A exposição inclui obras de quatro mestres consagrados do Ukiyo-e. O primeiro, Katsushika Hokusai, famoso pelas suas icónicas representações do mar, como “Chie no Umi: Miyatogawa Naganawa”, a icónica onda de Hokusai. Outro mestre Utagawa Hiroshige, reconhecido pelos retratos de paisagens japonesas, que incluem a obra “Koganei-hi Yūshō”. O terceiro mestre é Kitagawa Utamaro, célebre pelos seus retratos da beleza feminina, como “Utamaro’s Selected Masterpieces: Flowers of Language in Full Bloom – Ochappi” e por último, Suzuki Harunobu, que inovou o mundo das estampas em madeira com suas impressões multicoloridas, com destaque para “The Heron Maiden”. Juntas, estas obras oferecem ao público uma oportunidade de apreciar não apenas a técnica apurada dos mestres, mas também a rica narrativa e simbolismo que permeiam a arte japonesa.

      O evento foi conduzido por Hua Yuzhou, fundador e director artístico da Hwa’s Gallery, que além de presidir à cerimónia, proporcionou uma visita guiada aos convidados, explicando os detalhes e a história das obras expostas.

      As xilogravuras Ukiyo-e exibidas na Hwa’s Gallery foram, em grande parte, obtidas do Adachi Institute of Woodcut Prints, estúdio de impressão que se destaca pela sua dedicação na preservação e na divulgação deste estilo artístico tradicional. Os detalhes das obras expostas, que incluem impressões meticulosamente elaboradas à mão, reflectem a estética rigorosa e a tradição artesã do Japão.

      O espaço de exposição, que ficará aberto ao público até 27 de Abril, está localizado no Lisboeta Macau, numa área dedicada à promoção de iniciativas culturais e artísticas. A entrada é gratuita.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau