Edição do dia

Domingo, 16 de Março, 2025
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.9 ° C
15.9 °
15.9 °
77 %
9.8kmh
40 %
Dom
21 °
Seg
17 °
Ter
17 °
Qua
20 °
Qui
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaCCPPC aprova resolução política que reafirma ‘um país, dois sistemas’

      CCPPC aprova resolução política que reafirma ‘um país, dois sistemas’

       

      A Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC) aprovou uma resolução política que volta a exigir a persistência do princípio ‘um país, dois sistemas’, bem como ‘Macau governada pela sua gente’ e alto grau de autonomia. A sessão anual do órgão encerrou ontem. Wang Huning, presidente do Comité Nacional da CCPPC, apelou para se aderir à formação de uma “ampla frente patriótica unida”.

       

      Encerrou ontem em Pequim a terceira sessão do 14.º Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), após seis dias de reuniões. Na sessão de encerramento foi aprovada, por unanimidade, a resolução política que reitera a firmeza na implementação dos princípios ‘um país, dois sistemas’ e ‘Macau governada pela sua gente’, bem como o desenvolvimento de uma “frente patriótica unida”.

      A resolução política, que foi votada por mais de dois mil membros da CCPPC, reafirma a “implementação integral, precisa e inabalável” dos princípios ‘um país, dois sistemas’, ‘Hong Kong governada pela sua gente’ e ‘Macau governada pela sua gente’, de alto grau de autonomia. Destacou ainda a necessidade de fazer avançar a causa da “unificação da Pátria”, fomentar a solidariedade e a cooperação entre os partidos políticos, os grupos étnicos, as religiões, as classes e os compatriotas no país e no estrangeiro, de modo a “consolidar e desenvolver a mais ampla frente unida patriótica”

      A sessão de encerramento durou cerca de meia hora no Salão do Povo, em Pequim, contando com a presença do presidente chinês, Xi Jinping, e outros líderes do Governo Central. A reunião aprovou, além da referida resolução política, duas resoluções sobre relatórios de trabalho da CCPPC e um relatório sobre as novas propostas recebidas por este órgão consultivo político da China.

      Wang Huning, presidente do Comité Nacional da CCPPC, proferiu na ocasião um discurso que assinalou a governação de Xi Jinping e enalteceu a “estabilidade e a resistência” do Governo Central face aos desafios internacionais e à evolução interna, “levando o povo chinês a ultrapassar as dificuldades” e “alcançando os principais objectivos de desenvolvimento económico e social” do ano passado.

      O político elogiou a obtenção de “resultados frutuosos” na sessão deste ano da CCPPC sobre as suas deliberações sobre questões políticas. “Foi uma reunião com esforços concentrados, com a busca da verdade, do pragmatismo, da unidade e do progresso”, saudou.

      Além disso, Wang Huning destacou a adesão à ideologia da “unidade” e deixou a garantia de que a CCPPC continue a reforçar a sua função da “participação na política e na deliberação, e da supervisão democrática”, segundo o responsável.

      Wang Huning propôs, por conseguinte, trabalhos sobre o pensamento da “coesão”, que reitera a importância da liderança global do Partido Comunista da China e da confiança na sua governação. Apelou para se concentrar na promoção da modernização ao estilo chinês da sociedade, no aprofundamento da reforma e no desenvolvimento de alta qualidade, bem como para se dedicar na melhoria do bem-estar da população e manter a ordem da sociedade.

      O porta-voz espera ainda que a CCPPC desempenhe o papel político da mais ampla organização da frente unida patriótica e una as forças dos chineses no país e no estrangeiro; e aproveite o papel da CCPPC como um importante canal de consulta socialista, aumentando a sua influência.

       

      MEMBROS DE MACAU SEGUEM ORIENTAÇÕES DA CCPPC

       

      Os membros de Macau ao Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês fizeram um balanço positivo à sessão deste ano do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), assegurando trabalhos em cumprimento das orientações dadas na sessão pelo Governo Central e transmitindo o “espírito das Duas Sessões” à sociedade de Macau. Em declarações à Rádio Macau em língua chinesa, os advogados Leonel Alves e Iao Teng Pio defenderam uma adoptação tecnológica na área judicial, sugerindo desenvolver um sistema de gestão digital e introduzir a Inteligência Artificial no trabalho judicial. Por sua vez, Lawrence Ho, presidente e CEO da Melco, concordou com a perspectiva do Governo sobre o crescimento económico de cerca de 5% para este ano, salientou que vai apresentar mais ideias sobre a reforma e a abertura do país, bem como a integração de Macau na Grande Baía. Alvis Lo, director dos Serviços de Saúde, disse notar que o relatório do CCPPC menciona especificamente a promoção dos hábitos de exercício físico dos jovens, pelo que as autoridades da saúde e do desporto vão reforçar a promoção de uma vida saudável e de prevenção de doenças entre os residentes. No entanto, o acesso ao emprego dos jovens locais está a preocupar Cheong Meng Seng, que afirmou que é necessário formular medidas para ajudar os licenciados a encontrar emprego a integrar-se no desenvolvimento nacional.