A edição deste ano das Regatas Internacionais de Barcos-Dragão de Macau decorrerá nos dias 24, 25 e 31 de Maio, no Centro Náutico de Lago Nam Van. Tal como nos eventos anteriores, a organização é da responsabilidade do Instituto do Desporto, a SJM Resorts e a Associação de Barcos-Dragão de Macau-China, em colaboração com o Instituto para os Assuntos Municipais e a Direcção dos Serviços de Administração e Função Pública.
As grandes novidades para 2025 são a adição de uma categoria mista à Regata de Barcos-Dragão de Macau para Grandes Embarcações e a dinamização do Festival das SJM Regatas Internacionais de Barcos-Dragão de Macau, projecto paralelo às corridas que pretende promover os elementos de criatividade cultural e de culinária de Macau. De resto, o evento contará com as habituais actividades e actuações desportivas e culturais, stands de produtos criativos e bancas de comida.
O período de registo das equipas teve início a 5 de Fevereiro e terminará às 22h de amanhã, dia 19 de Fevereiro. As organizações interessadas, e que ainda não tenham conta online, podem efectuar o registo em www.cmdragonboat.org.mo. As inscrições decorrerão online entre 20 e 26 de Fevereiro – com prioridade para as equipas que se destacaram na edição de 2024 – e encerrarão assim que todas as vagas estejam preenchidas.
Em comunicado, o Instituto do Desporto alerta que as vagas disponíveis para as provas locais continuam a ser limitadas, incluindo para a nova categoria mista, oscilando entre um limite de 12 a 60 equipas dependendo do tamanho e tipo das embarcações. Informa-se ainda que os treinos terão início a 27 de Fevereiro, mais cedo do que nas edições anteriores, de forma a permitir que as equipas “se preparem melhor” e “melhorem o seu nível competitivo”.
Em conferência de imprensa no Grand Lisboa Palace, o presidente do Instituto de Desporto, Luís Gomes, destacou o papel deste “evento desportivo internacional significativo” na celebração dos “costumes tradicionais chineses”, motivando o convívio entre residentes e visitantes. Na sua intervenção, também Daisy Ho, directora-geral da SJM Resorts, expressa a intenção de que o evento atraia “equipas internacionais de elite” e “visitantes de todo o mundo”.