Xia Baolong, director do Gabinete dos Assuntos de Hong Kong e Macau junto do Conselho de Estado, acredita que a recente visita de Xi Jinping à RAEM inspirou o novo Governo do território a “abrir novos horizontes de desenvolvimento” e também reforçou a confiança no princípio “um país, dois sistemas”.
Xia Baolong disse ontem, num seminário que se realizou em Pequim que teve como tema o discurso proferido recentemente em Macau por Xi Jinping, que a visita do Presidente chinês à região “reforçou consideravelmente a confiança de Hong Kong, de Macau e da comunidade internacional nas vantagens e perspectivas de desenvolvimento do princípio ‘um país, dois sistemas'”.
Citado pela Rádio Macau em língua chinesa, o director do Gabinete dos Assuntos de Hong Kong e Macau junto do Conselho de Estado disse ainda que Xi Jinping “inspirou consideravelmente o novo Governo da RAEM a abrir novos horizontes de desenvolvimento e a criar novos horizontes de excelência”. Por outro lado, também fez com que todos os sectores promovessem um “melhor desenvolvimento de Hong Kong e de Macau”, contribuindo para a “construção de uma nação forte e para o rejuvenescimento da nação”, defendeu o dirigente.
Xia Baolong lembrou ainda que o Presidente chinês apresentou três expectativas e quatro esperanças ao Governo da RAEM e aos vários sectores da sociedade. Estas são “importantes instruções igualmente aplicáveis a Hong Kong”, afirmou o dirigente, dizendo esperar que “o Governo de Hong Kong e da RAEM e os vários sectores da sociedade tenham em conta a missão que lhes foi confiada, sigam a tendência dos tempos, tomem a iniciativa de identificar as mudanças, respondam às mudanças e procurem novas oportunidades”. O responsável pediu que tanto Macau como Hong Kong “aproveitem melhor os pontos fortes do princípio ‘um país, dois sistemas’, reforcem a aprendizagem e a compreensão mútuas, bem como os intercâmbios e a cooperação entre Hong Kong e Macau, de modo a abrir continuamente novos horizontes de desenvolvimento”.
O director do Gabinete dos Assuntos de Hong Kong e Macau destacou também os pontos sobre a Grande Baía e Hengqin presentes no discurso de Xi Jinping em Macau, defendendo que “a decisão do Governo Central de desenvolver Hengqin tem por objectivo promover o desenvolvimento adequado e diversificado da economia de Macau e facilitar a vida e o emprego dos residentes de Macau”.
“É importante compreender o posicionamento e o papel de Hong Kong e Macau na construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. Temos de compreender profundamente as importantes observações sobre a necessidade de reformas e a necessidade de nos concentrarmos nos desafios, de modo a fazer com que Hong Kong e Macau desempenhem um papel mais importante na construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau”, afirmou o dirigente de Pequim.