Chama-se Gothic Metal e é o sétimo ginásio dedicado à música Metal em Macau. No espaço de apenas cinco anos, a marca continua em expansão e promete não ficar por aqui. O novo espaço dedicado aos amantes do fitness segue os moldes dos anteriores, com música “pesada”, paredes pintadas de negro com toques artísticos de graffiti e onde os gatos não podiam faltar. Em 2025 haverá também um Metal Fitness em Zhuhai.
O primeiro nasceu em 2020 e certamente que poucos esperariam uma expansão tão rápida num território tão pequeno como Macau. Em menos de cinco anos, o Metal24 Fitness conta já com seis ginásios em Macau e um na Taipa, o último dos quais aberto recentemente, no Gothic Metal fitness, no coração de Macau.
“Queríamos introduzir mais ginásios focados no Metal em Macau, mas nunca imaginei que se expandisse tanto”, começou por dizer Rachel Chui, uma das gerentes e personal trainer, ao PONTO FINAL. “Penso que o que nos distingue dos outros ginásios é mesmo o Metal, acho que pode transformar a atmosfera do espaço numa forma mais ‘cool’ e isso chama a atenção das pessoas, para além da parte saudável de poder treinar”, prosseguiu, referindo-se ao estilo de música de eleição que é uma das imagens de marca dos ginásios Metal.
O novo espaço, situado na zona central de Macau, segue o mesmo estilo dos outros. Paredes pintadas de negro, decoração com graffitis a cargo do artista Pibg2038, e os gatos, claro está, presença assídua nos ginásios Metal. “Eu gosto muito do estilo de música Metal, mas o Metal tem diferentes estilos entre si, daí os nomes diferentes. O último chama-se Gothic Metal. Se houver mais algum ginásio não sei que estilo de Metal poderá ter no nome, talvez algo mais forte, como Death Metal, mas não se o Governo iria aprovar [risos]. Para já vamos concentrar-nos nestes que já abriram”, referiu.
No entanto, não é preciso ser fã deste tipo de género musical para aderir aos ginásios. “As pessoas não têm necessariamente de gostar de Metal, acho que há outras coisas que chamam a atenção no espaço para além da música. Especialmente os gatos. Temos também outros animais, tartarugas, um ouriço”, explicou Rachel, sublinhando que o objectivo é “procurar ser diferente do resto”, considerando que Macau tem já uma grande dose de ginásios.
O foco até agora tem sido sobretudo no lado de Macau, mas existe também um Baby Metal 2 na Taipa. “É um ginásio mais pequeno do que os outros e queríamos também ter uma decoração rosa, daí ter ficado com esse nome”, explicou Rachel, recordando que no lado de Macau já existe um ginásio chamado Baby Metal, nome inspirado na banda de Metal japonesa com o mesmo nome.
Actualmente, os interessados em aderir terão que pagar 5.300 patacas por ano, sendo que recebem de oferta dois meses extra. A adesão permite também acesso a qualquer um dos ginásios espalhados por Macau, para além das aulas de grupo.
A expansão vai passar para o outro lado da fronteira no início de 2025, com a abertura de um Metal Fitness em Zhuhai.