O Presidente chinês Xi Jinping deixou elogios ao desenvolvimento da sociedade local durante os últimos 25 anos, assinalando que o território demonstrou ao mundo a “prática bem-sucedida” do princípio “um país, dois sistemas” com as caraterísticas próprias de Macau.
“Nos últimos 25 anos, o sistema de governação de Macau tornou-se cada vez mais optimizado, a economia registou crescimento rápido, o bem-estar da população continua a melhorar, a sociedade é harmoniosa e estável e o multiculturalismo complementa-se”, destacou o Presidente chinês, citado pelo canal estatal chinês CCTV.
Num artigo publicado ontem, a CCTV salientou que Xi Jinping “pensa sempre no bem-estar dos compatriotas de Macau” e está atento ao seu desenvolvimento e “cheio de grandes expectativas” de que Macau continue a promover a implementação do princípio “um país, dois sistemas”.
Foi sublinhado que Macau alcançou “realizações notáveis” nos últimos anos, o canal estatal deu o exemplo do desempenho das actividades turísticas, sendo que a região registou no ano passado a entrada de mais de 28 milhões de turistas, com uma média diária de 77.000 chegadas. “O cartão dourado de Macau como metrópole internacional está a ficar cada vez mais brilhante”, realçou. O artigo indicou ainda que o PIB do território atingiu, em 2023, 379,48 mil milhões de patacas.
“Após a transferência de soberania, Macau registou um desenvolvimento económico extraordinário e, ao mesmo tempo, o sentimento de realização e de felicidade dos seus residentes continuou a crescer”, destacou o órgão de comunicação social estatal, lembrando que Xi Jinping enviou várias cartas às crianças, idosos e aos estudantes de Macau de forma a “transmitir-lhes o seu amor e as suas esperanças”.
O artigo enfatizou ainda que a tradição de patriotismo e amor por Macau “está sempre no sangue dos compatriotas de Macau”, manifestando optimismo ao futuro e à integração nacional de Macau.