A Universidade Politécnica de Macau (UPM) realizou ontem a cerimónia de inauguração novo edifício da instituição de ensino. Na ocasião, Marcus Im, reitor da UPM disse que a inauguração do novo edifício “marca a entrada da UPM numa nova fase de desenvolvimento”.
O edifício académico abrange as funções da “formação de quadros qualificados, da inovação científica e tecnológica e dos serviços sociais”. “Sendo um local de concentração das instalações de ensino e investigação de ponta da UPM, irá promover a cooperação conjunta com as instituições de investigação científica locais, promovendo ainda mais o desenvolvimento do ensino superior de Macau”, afirmou o reitor, garantindo que a UPM “aproveitará esta oportunidade para aprofundar a formação de quadros qualificados e a investigação científica, melhorar a capacidade de inovação, alcançar um desenvolvimento de alta qualidade e contribuir para a construção de uma grande potência educativa”.
O novo espaço é um edifício de ensino e investigação do ensino superior com uma área de de cerca de 37.000 metros quadrados e 13 pisos. Está equipado com diversas instalações de ensino e investigação, incluindo salas de espectáculos, salas multifuncionais, laboratórios, centros de investigação científica, salas de interpretação simultânea, centros de exame e certificação internacional, salas de aula, instalações de escritório e biblioteca, entre outros.
“Em articulação com o plano de desenvolvimento futuro da UPM para o ensino e a investigação em disciplinas de ponta nos domínios da Inteligência Artificial, Inovação e Tecnologia, Línguas e Tradução, e Ciências da Saúde, entre outros, promover-se-á o desenvolvimento do ensino, da investigação científica e da internacionalização”, indica a nota de imprensa divulgada pela UPM.