Edição do dia

Quinta-feira, 23 de Janeiro, 2025
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
17.9 ° C
17.9 °
17.9 °
94 %
2.1kmh
75 %
Qui
19 °
Sex
19 °
Sáb
19 °
Dom
18 °
Seg
16 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioEconomiaNúmero de turistas pode atingir os 34 milhões

      Número de turistas pode atingir os 34 milhões

       

      O Governo tinha estabelecido como meta a entrada de 33 milhões de turistas durante este ano, mas o número deve mesmo exceder as expectativas e chegar aos 34 milhões. Os Serviços de Turismo dizem que estão confiantes quanto ao desempenho do sector durante as próximas férias de Natal, uma vez que Dezembro é tradicionalmente época alta.

       

      A Direcção dos Serviços de Turismo (DST) continua a estar confiante quanto ao cumprimento da meta estabelecida de receber 33 milhões de turistas este ano, e estima que as entradas em Macau possam mesmo atingir os 34 milhões de turistas até ao final do corrente mês.

      Embora não haja ainda informações sobre a taxa de ocupação hoteleira nem a estimativa de entradas em Macau para os feriados do Natal, as autoridades indicaram que este mês de Dezembro é tradicionalmente a época alta do turismo na região, portanto estão “optimistas quanto à situação geral da indústria turística”.

      “Os meses de Agosto e Dezembro são a altura do pico do volume de turistas de todo o ano em Macau, acredito que este ano a situação vai ser igualmente boa. Mas ainda falta algum tempo para chegar ao Natal, não consigo dar para já uma previsão do número”, disse Cheng Wai Tong, subdirector da DST, em declarações ao Jornal Ou Mun.

      Cheng Wai Tong indicou precisar de mais tempo para adiantar a estimativa para o Natal, uma vez que a maioria dos visitantes que viajam para Macau preferem ter um tempo relativamente curto para planear as suas viagens.

      É de frisar que o recorde de entrada de visitantes em Macau foi registado em 2019, ano em que entraram no território quase 40 milhões de visitantes, seguindo-se 2018, com quase 36 milhões de visitantes num ano. Antes de 2020, o número de turistas manteve-se sempre em cima de 31 milhões desde 2014, e superior a 21 milhões de pessoas desde que há registo em 2008.

      O número de turistas caiu significativamente nos três anos da pandemia, com entre cinco milhões e sete milhões de chegadas por ano. Mas verificou-se uma recuperação em 2023 de quase cinco vezes, em termos anuais, passando para mais de 28 milhões de visitantes.

      De acordo com os dados mais actualizados da Direcção dos Serviços de Estatística e Censos, nos dez primeiros meses deste ano, o número de entradas de visitantes em Macau foi de mais de 29 milhões, o que significa um aumento anual de 28,1% e uma recuperação de 87% do nível de visitantes no mesmo período de 2019. Macau, entretanto, conseguiu registar três milhões de visitantes só num mês de Outubro deste ano, com o efeito da Semana Dourada no início do mês.

      As autoridades, por outro lado, também esperam mais de dois milhões de turistas internacionais. Entraram em Outubro 212 mil visitantes do exterior, fazendo com que as entradas de visitantes internacionais se fixassem em perto de 1,9 milhões.

      Cheng Wai Tong falou à margem de um evento de lançamento do livro e de documentário sobre o Hotel Central. Na mesma ocasião, o presidente do Hotel Central, Sio Chong Meng, afirmou que o funcionamento do hotel tem sido “satisfatório”, sendo que a taxa de ocupação dos quartos e as tarifas dos quartos “têm vindo a aumentar gradualmente” desde a reabertura do hotel.

      Já a taxa de ocupação hoteleira no referido estabelecimento ultrapassou 90% nos últimos três a quatro meses. O responsável mostrou-se “extremamente optimista” quanto ao número de visitantes de Macau durante as férias de Natal deste ano e quanto à taxa de ocupação do Hotel Central nessa altura.