A associação fotográfica Halftone, que está a festejar o seu terceiro aniversário, vai inaugurar hoje uma exposição intitulada “Halftone Exhibition’24” na Galeria da Fundação Rui Cunha. A mostra reúne obras de 24 associados.
Diferentes perspectivas sobre a arte fotográficas reunidas numa única exposição. Hoje, pelas 18h30 na Galeria da Fundação Rui Cunha, a Halftone, associação fotográfica sediada em Macau, comemora o seu terceiro aniversário com a inauguração da exposição colectiva de fotografia intitulada “Halftone Exhibition’24”. Esta mostra, que reúne obras de 24 associados, não só celebra o crescimento e a inovação da prática fotográfica na região, mas também promove um intercâmbio cultural enriquecedor entre artistas locais e internacionais.
A exposição alberga trabalhos de fotógrafos e artistas pluridisciplinares provenientes de Macau, bem como de outras regiões da República Popular da China e de Portugal. Este âmbito multicultural é uma demonstração da vitalidade e da diversidade estética da prática fotográfica, reflectindo uma multiplicidade de abordagens temáticas. Entre as vertentes apresentadas, destacam-se a fotografia documental, o estilo denominado de “fotografia de rua”, fotografia de paisagem, retratos humanos, fotografia de estúdio e obras conceptuais, evidenciando o papel central que a fotografia desempenha na arte e na cultura contemporâneas, particularmente em Macau e na região de Guangdong. A associação tem exposto os trabalhos dos seus membros regularmente, incluindo em cidades como Foshan.
A “Halftone Exhibition’24” não apenas exibe o talento criativo dos associados, mas também sublinha a importância do apoio institucional. Em especial, a associação expressou a sua gratidão à Fundação Rui Cunha pelo acolhimento da exposição.
Os artistas presentes na mostra incluem nomes como André Ritchie, André Carvalhosa, António Mil-Homens, António Sotero, António Bessa Almeida, Cecília Ho, Carmen Serejo, Catarina Cortesão Terra, Cássia Schutt, David Lopo, Eloi Scarva, Francisco Ricarte, Gonçalo Lobo Pinheiro, João Miguel Barros, Joana Freitas, João Palla , José Sales Marques, José das Neves, Nélson Silva, Nuno Calçada Bastos, Nuno Veloso, Sara Augusto, Stefan Nunes e Wu Haozheng, cada um trazendo uma visão única sobre a fotografia e a sua contribuição para a tapeçaria cultural da região. A diversidade de estilos patente nesta exposição, promete ser um convite à reflexão não só sobre a fotografia enquanto forma de expressão artística vital e multifacetada, mas também sobre a sua presença no âmbito da arte contemporânea.
A “Halftone Exhibition’24” é aberta ao público geral e um evento imperdível para os apreciadores de arte e fotografia de se familiarizarem com o trabalho de alguns dos mais talentosos artistas da actualidade, que dá início hoje e estende-se até o dia 14 de Dezembro.