Edição do dia

Sábado, 9 de Novembro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu limpo
24 ° C
24.9 °
23.9 °
60 %
4.6kmh
0 %
Sex
25 °
Sáb
26 °
Dom
25 °
Seg
27 °
Ter
26 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaTerceira fase dos programas de captação de talentos prevista para o primeiro...

      Terceira fase dos programas de captação de talentos prevista para o primeiro trimestre de 2025

       

      Após duas rondas de programas de captação de quadros qualificados nos últimos dois anos, a terceira fase do programa, agendada para o próximo ano, vai focar-se em atrair talentos internacionais, incluindo os provenientes dos países de língua portuguesa. A Comissão de Desenvolvimento de Talentos admite que, neste caso, os que têm experiências profissionais no estrangeiro terão preferência na pontuação durante a apreciação de candidaturas.

       

      O Governo está a planear lançar a terceira fase dos Programas de Captação de Quadros Qualificados no primeiro trimestre do próximo ano, depois da formação do novo Governo. O secretário-geral da Comissão de Desenvolvimento de Talentos, Chao Chong Hang, revelou que a próxima ronda do programa centrar-se-á no reforço da introdução no território de talentos internacionais, por exemplo os quadros qualificados que têm experiências profissionais internacionais, mas também pessoas dos países de língua portuguesa, para se desenvolverem em Macau.

      “Os programas de captação de talentos têm estado abertos a candidatos de todo o mundo, sem qualquer restrição regional. Entretanto, esta terceira fase do programa pretende ir ao encontro do posicionamento que o Governo Central estabeleceu para a cidade, que é o de transformar Macau num ‘cluster’ internacional que reúne os talentos de alto nível”, adiantou o responsável, citado pelo canal chinês da Rádio Macau.

      Segundo Chao Chong Hang, na futura apreciação das candidaturas à nova fase do programa, poderá ser estabelecida alguma condição adicional, oferecendo uma preferência em termos de pontuação para aqueles que têm experiência de trabalho internacional, de forma a tornar mais favorável a entrada no programa de talentos em Macau por parte desses grupos-alvo de captação. Chao indicou ainda que o programa não prevê quota de admissão determinada e obrigatória.

      Falando à margem de uma reunião plenária da Comissão de Desenvolvimento de Quadros Qualificados realizada na segunda-feira, Chao Chong Hang foi também questionado pelos jornalistas sobre a maneira de evitar a utilização de falsas habilitações académicas na apresentação de candidaturas. O responsável garantiu que a Comissão “procede a uma apreciação rigorosa” das qualificações académicas, da experiência profissional e dos rendimentos dos candidatos. “Actualmente, o rendimento médio anual dos quadros altamente qualificados admitidos é superior a quatro milhões de patacas, enquanto dos profissionais de nível avançado admitidos é superior a um milhão de patacas”, avançou.

      A segunda reunião plenária da Comissão de Desenvolvimento de Quadros Qualificados decorreu à porta fechada durante mais de duas horas, com 13 membros que manifestaram as suas opiniões sobre os programas futuros. Durante a reunião, Chao Chong Hang apresentou o balanço dos programas de captação de quadros qualificados realizados.

      O Governo lançou em Agosto de 2023 três tipos de programas de captação de quadros, cuja primeira fase contava com um total de 1.036 candidaturas válidas e encontravam-se incluídos na lista de quadros qualificados propostos para a captação 464 candidatos, com 22 quadros qualificados de elevada qualidade, 111 quadros altamente qualificados no âmbito das quatro indústrias prioritárias emergentes e 331 profissionais de nível avançado.

      Os candidatos referidos são, na sua maioria, quadros superiores de empresas, quadros profissionais das indústrias pertinentes e pessoal docente e de investigação das instituições de ensino, que têm habilitações académicas do ensino superior e mais de metade deles detêm o grau de doutoramento. “Mais de 60% dos candidatos possuem grau académico conferido por instituições de ensino superior classificadas entre as 20 melhores a nível nacional ou as 100 melhores a nível mundial”, salientou.

      Na mesma linha, Chao Chong Hang referiu que o processo de apreciação da segunda fase dos programas ainda está em curso e foram até agora admitidos 24 candidatos, sendo que o número aumentará gradualmente à medida que avance o processo.

       

      CAIXA

       

      HO IAT SENG ESPERA QUE MACAU SEJA ATRACTIVO PARA TALENTOS

       

      O Chefe do Executivo, Ho Iat Seng, reiterou a sua esperança de que Macau seja um “ambiente propício” para o desenvolvimento de quadros qualificados e melhore a atractividade para os talentos de todo o mundo, “para que mais quadros de excelência escolham Macau para criar negócios, trabalhar, viver ou fixar residência”. No seguimento da reunião da Comissão de Desenvolvimento de Quadros Qualificados, o líder da RAEM reconheceu que o Governo esforçar-se-á para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de talentos, incluindo a optimização das infra-estruturas urbanas e a melhoria do nível de serviço e da eficiência administrativa do sector público. Para os quadros qualificados admitidos nos programas, Ho salientou ainda a importância de a sociedade e os departamentos governativos lhes proporcionarem “maiores facilidades para iniciarem a sua própria actividade e negócios”, bem como tomar “melhores disposições em matéria de educação para os seus filhos”, de modo a que possam permanecer em Macau e desenvolver as suas carreiras.