Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
30.6 ° C
33.2 °
29.9 °
89 %
4.6kmh
40 %
Ter
31 °
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioLusofoniaVaticano satisfeito com preparativos para visita do papa a Timor-Leste

      Vaticano satisfeito com preparativos para visita do papa a Timor-Leste

      O Vaticano está satisfeito com os preparativos das autoridades timorenses para a visita do papa Francisco ao país, prevista para Setembro, disse ontem o representante do Vaticano em Díli. “O Vaticano continua satisfeito e grato ao Governo e a toda a igreja local. Também atento a que tudo seja cumprido para o sucesso da visita. O Vaticano tem experiência destas visitas com milhões de pessoas”, afirmou Marco Sprizzi.

      Marco Sprizzi falava aos jornalistas no final de uma visita de uma missão do Vaticano a Timor-Leste para reuniões com as autoridades timorenses e inspeções aos locais onde o papa Francisco vai estar presente.

      O Vaticano “aprecia enormemente o trabalho, que com grande esforço, com generosidade e responsabilidade, o Governo e a igreja em Timor-Leste estão a fazer”, salientou, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.

      O ministro da Administração Estatal timorense, Tomás Cabral, também responsável pela comissão organizadora da visita, afirmou que estão a trabalhar com base num calendário, que está a ser cumprido.

      Questionado pela Lusa se as autoridades vão conseguir ter tudo pronto 15 dias antes da data prevista de chegada do papa Francisco a Timor-Leste, Tomás Cabral precisou que têm de conseguir. “O Governo está a apoiar a igreja e nós somos membros da igreja. Vamos todos apoiar para que o trabalho esteja pronto. Estamos a trabalhar para a paz e tranquilidade da visita”, disse o ministro timorense.

      Durante a estada em Díli, a missão do Vaticano visitou a Presidência timorense, a catedral de Díli, ao Aeroporto Presidente Nicolau Lobato, a instalações do Hospital Nacional Guido Valadares, ao Centro de Convenções e à zona de Tasi Tolu.

      O Governo de Timor-Leste autorizou, em fevereiro, uma despesa de 12 milhões de dólares (10,9 milhões de euros) para organizar as atividades de preparação da visita do papa.

      Em Abril, o Vaticano anunciou a visita de Francisco a Timor-Leste, a 9, 10 e 11 de Setembro, sob o lema: “Que a tua fé seja a tua cultura”. A visita do papa decorre no âmbito de uma deslocação à região e inclui também a Indonésia, entre 3 e 6 de Setembro, a Papua Nova Guiné, de 6 a 9, e Singapura, de 11 a 13.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau