Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
29 ° C
29.9 °
28.9 °
94 %
4.1kmh
40 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioLusofoniaJosé Cesário confirma reforço do consulado em Toronto com cinco funcionários

      José Cesário confirma reforço do consulado em Toronto com cinco funcionários

      O consulado-geral de Portugal em Toronto vai ser reforçado com cinco funcionários, confirmou esta segunda-feira, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, em visita ao Canadá.

       

      “O consulado está a funcionar melhor, está com resultados muito significativos, porque efetivamente já conseguimos fazer a substituição integral do parque de computadores e vão ser contratados cinco novos funcionário”, afirmou o governante em declarações à agência Lusa. Esta é uma situação que já estava prevista, mas foi agora confirmada pelo atual governante.

      José Cesário falava esta segunda-feira à noite, em Toronto, após um encontro com a comunidade portuguesa, numa iniciativa organizada pelo consulado-geral. “Espero que venham corresponder às necessidades essenciais do posto. Também já estão a ser reativadas as permanências consulares, que estavam suspensas durante a pandemia e período consequente”, adiantou.

      Ao que a Lusa apurou, em Janeiro de 2024 as permanências consulares foram retomadas com uma iniciativa em Winnipeg, no Manitoba, mas estão previstas pelo menos mais quatro até ao final do ano, em London e Leamington, na província de Ontário, e novamente em Winnipeg.

      De acordo com a cônsul-geral de Portugal em Toronto, Ana Luísa Riquito, só no mês de maio o consulado geriu “um total de 3.403 atos consulares”, dos quais “368 cartões de cidadão do cidadão, 433 passaportes, 124 vistos e 154 transcrições de casamentos” “Com estes parcos recursos é muito trabalho”, disse a diplomata, referindo que após a saída da chanceler, que tinha sido contratada no final de 2023, terá de ser aberto um novo concurso público para preencher o lugar e ainda “não há autorização”.

      Actualmente o consulado-geral de Portugal em Toronto dispõe de oito funcionários e mais três prestadores de serviço. “O consulado vai começar a recuperar lentamente a capacidade de poder prestar os serviços a que as pessoas se habituaram”, prometeu o secretário de estado das comunidades.

       

      José Cesário iniciou esta segunda-feira à tarde a sua visita a Toronto na Luso-Canadian Charitable Society, onde formalizou o apoio à instituição através da Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades, no valor de 4.900 euros.

      Esteve também no terreno de construção do futuro lar de cuidados continuados para idosos lusófonos, o Centro Magalhães, um projecto avaliado em 120 milhões de dólares canadianos (80,6 milhões de euros), projeto que deverá estar concluído em 2026.

      Após uma reunião no consulado com os conselheiros das comunidades e com os delegados do AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo e do Turismo de Portugal no Canadá, o secretário de Estado passou pela Casa do Alentejo de Toronto, formalizando o apoio financeiro de 1.900 euros para a coletividade.

      Esta terça-feira, o governante está de visita a Montreal, no Quebeque, onde vai ter vários encontros, incluindo com o movimento associativo local. De acordo com o recenseamento de 2021, residem no Canadá cerca de 450 mil pessoas de origem portuguesa. Lusa

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau