Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nublado
33.2 ° C
33.2 °
33.2 °
78 %
5.2kmh
99 %
Ter
33 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioEconomiaTaxa de desemprego desce para níveis pré-pandemia

      Taxa de desemprego desce para níveis pré-pandemia

      A taxa de desemprego global de Macau desceu para os 1,9%, informou na sexta-feira a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC). Esta taxa, referente ao período entre Fevereiro e Abril, reflecte uma descida de 0,2 pontos percentuais face ao período de Janeiro a Março. Os dados da DSEC permitem verificar também que esta taxa de desemprego global está agora em níveis registados antes da pandemia, entre Dezembro de 2019 e Fevereiro de 2020. No que toca à taxa de desemprego exclusiva dos residentes, também se verificou um decréscimo de 0,2 pontos percentuais para 2,5%.

      A DSEC diz que, no período em análise, a população activa que vivia em Macau totalizou 379.700 pessoas e a taxa de actividade foi de 67,6%. O número de empregados (372.300) e o número de residentes empregados (284.400) cresceu 1.200 e 400, respectivamente, em comparação com o período precedente, “graças ao aumento do número de empregados do ramo não jogo”, explica o organismo.

      Em termos de ramos de actividade económica, verificou-se que o número de empregados das actividades financeiras e o de empregados da construção aumentaram, porém, o número de empregados das actividades imobiliárias e serviços prestados às empresas decresceu.

      Por outro lado, o número de desempregados (7.400) caiu 600 pessoas, relativamente ao período transacto. Destaca-se que o número de desempregados do grupo etário dos 16 aos 34 anos registou uma descida constante, nomeadamente, o número de desempregados com habilitações académicas do ensino superior diminuiu em seis períodos consecutivos. De entre os desempregados à procura de novo emprego, a maioria trabalhou anteriormente no ramo de actividade económica da construção, no ramo do comércio a retalho e no ramo das lotarias, outros jogos de aposta e actividade de promoção de jogos. Além destes, o número de desempregados à procura do primeiro emprego representou 6% do total de desempregados, baixando 0,7 pontos percentuais, face ao período precedente.

      A DSEC diz ainda que o número de subempregados (5.400) desceu 200 pessoas, em relação ao período anterior. Salienta-se que a maior parte dos subempregados pertencia ao ramo de actividade económica da construção e ao ramo dos transportes e armazenagem.

       

      A.V.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau