Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
29 ° C
29.9 °
28.9 °
94 %
4.1kmh
40 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaElsie Ao Ieong foi a São Francisco promover Grande Baía

      Elsie Ao Ieong foi a São Francisco promover Grande Baía

      A secretária para os Assuntos Sociais e Cultura da RAEM esteve presente na iniciativa “U. S. – China Bay to Bay Dialogue”, que juntou responsáveis da Baía de São Francisco e da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. No evento, que se realizou na cidade norte-americana, Elsie Ao Ieong aproveitou para dar a conhecer os trabalhos realizados pela Grande Baía chinesa.

       

      Elsie Ao Ieong, secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, foi a São Francisco, nos Estados Unidos da América, para participar no evento “U. S. – China Bay to Bay Dialogue”, que juntou responsáveis da Baía de São Francisco e da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

      No discurso proferido na ocasião, a secretária de Macau detalhou a Grande Baía chinesa, descrevendo-a como “uma estratégia nacional importante, planeada e promovida, pessoalmente, pelo Presidente Xi Jinping”. Elsie Ao Ieong referiu que a ideia passa por “melhorar a ligação entre as margens Leste e Oeste da Grande Baía, permitindo à RAEM ter uma posição estratégica importante na construção da Grande Baía”.

      Citada num comunicado divulgado ontem pelo seu gabinete, Elsie Ao Ieong afirmou que, presentemente, “a construção da Grande Baía está a desenvolver-se, empenhadamente, rumo ao objectivo de ‘uma Baía dinâmica, competitiva e de excelência internacional'”.

      “Com o apoio das políticas nacionais e sob o planeamento do desenvolvimento nacional no âmbito do modelo de integração de Macau e Hengqin, Macau irá desenvolver ainda mais as suas vantagens e funções de estatuto especial”, afirmou a secretária, dando como exemplo o princípio “um país, dois sistemas”, a zona aduaneira autónoma e a plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os países de língua portuguesa.

      A governante salientou que o Governo da RAEM se articula “plenamente” com as estratégias de desenvolvimento do país, em torno do posicionamento principal de desenvolvimento de “Um Centro, Uma Plataforma, Uma Base”. Além disso, através do Plano de Desenvolvimento da Diversificação Adequada da Economia da Região Administrativa Especial de Macau (2024-2028), o Governo “empenha-se na promoção da diversificação adequada da economia e no reforço do intercâmbio e cooperação com o exterior”, disse Elsie Ao Ieong.

      A secretária apontou ao futuro e assegurou que “a RAEM continuará a reforçar a cooperação com nove cidades da província de Guangdong e RAEHK, acelerando, em conjunto, o reforço do papel de apoio e orientação da Grande Baía no desenvolvimento económico da China e na abertura ao exterior, aproveitando, da melhor forma, o estatuto especial e as vantagens de Macau e aprofundando a cooperação com outros países e regiões nas áreas da economia, ciência e tecnologia, educação e cultura, entre outras, para que Macau, enquanto metrópole internacional, com vários ‘cartões de visita dourados’, possa desempenhar um papel ainda maior no processo de desenvolvimento da Grande Baía”.