Edição do dia

Segunda-feira, 17 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
28.1 ° C
29.9 °
27.9 °
94 %
3.6kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaChefe do Executivo convida província de Shandong a aproveitar Macau para expandir...

      Chefe do Executivo convida província de Shandong a aproveitar Macau para expandir mercado

      Ho Iat Seng encontrou-se na quarta-feira com Lin Wu, secretário do comité provincial de Shandong do Partido Comunista da China e presidente do comité permanente da Assembleia Popular Provincial. Na reunião, o Chefe do Executivo aproveitou para incentivar a província do interior da China a aproveitar o papel de plataforma de Macau, com vista à expansão do mercado para os países de língua portuguesa.

       

      O Chefe do Executivo recebeu, na quarta-feira, Lin Wu, secretário do comité provincial de Shandong do Partido Comunista da China e presidente do comité permanente da Assembleia Popular Provincial. Citado num comunicado divulgado ontem pelo Governo, Ho Iat Seng salientou, no encontro com o responsável da província do interior da China, que “Macau é uma plataforma importante para a China e os países de língua portuguesa manterem o reforço do intercâmbio e da cooperação”.

      Assim, Ho incentivou a província de Shandong a aproveitar “o papel de Macau como ponte e a trabalhar em conjunto na expansão do mercado nos países de língua portuguesa”.

      Ho Iat Seng lembrou que, este ano, o Conselho do Estado autorizou a integração de mais dez cidades do interior da China, incluído Qingdao da província de Shandong, no visto individual para deslocação a Hong Kong e Macau, “portanto, o Governo da RAEM está empenhado em impulsionar e proceder à execução dos trabalhos de promoção para permitir aos cidadãos das referidas cidades conhecerem melhor os elementos de ‘turismo +’ em Macau, com a finalidade de aproveitar da melhor forma as medidas benéficas do Governo Central para Macau e expandir ainda mais fontes de turistas no interior da China”.

      O Chefe disse desejar que os dois territórios continuem a reforçar o intercâmbio e cooperação em várias áreas, nomeadamente o turismo, ‘Big Health’, a educação e a indústria, “com o objectivo de avançar conjuntamente e concretizar os benefícios e as vantagens mútuas”.

      Lin Wu, por seu lado, explicou que a sua visita a Macau tem como objectivo principal “implementar profundamente as importantes instruções e espírito sobre os trabalhos de Hong Kong e Macau no discurso do Secretário-Geral Xi Jinping, durante a visita a Shandong, nomeadamente o aprofundamento do intercâmbio e da cooperação entre a Província e Macau e a integração profunda na construção conjunta de alta qualidade da iniciativa ‘uma Faixa, uma Rota’, a fim de servir da melhor forma o desenvolvimento nacional”.

      O responsável de Shandong lembrou também que, nos últimos anos, “o intercâmbio e a cooperação entre os dois territórios alcançou uma série de resultados frutíferos, e ambas partes continuam a empenhar-se, de mãos dadas, em aprofundar a cooperação em várias áreas, especialmente na economia e comércio, ciência e tecnologia, cultura e turismo, reforçar o intercâmbio entre os jovens, impulsionar a complementaridade das vantagens, e concretizar um desenvolvimento de benefício mútuo”.

      Em conclusão, Lin Wu afirmou que, com “os esforços do Governo da RAEM e de todos os sectores da sociedade”, a implementação do princípio “um país, dois sistemas” em Macau terá “um novo capítulo maravilhoso”.