Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens quebradas
30.4 ° C
30.4 °
30.4 °
78 %
6.5kmh
83 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeRegistado caso de intoxicação por gás sulfídrico

      Registado caso de intoxicação por gás sulfídrico

      Uma mulher de 24 anos, residente de Macau, desmaiou no passado domingo devido a uma intoxicação por gás sulfídrico, informaram ontem os Serviços de Saúde. Pelas 18h30 de domingo, a mulher foi encontrada pela família na casa de banho desmaiada, tendo sido levada depois de ambulância para o Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Conde de São Januário. Após exames, foi diagnosticada uma intoxicação por inalação de gases, encontrando-se a doente em estado crítico, necessitando de apoio de ventilador respiratório.

      Após o incidente, os bombeiros detectaram gás sulfídrico na casa de banho desta fracção, que se situa num edifício da Estrada Marginal do Hipódromo, suspeitando-se de intoxicação por gás sulfídrico. A família da doente afirmou que, no momento do incidente, as portas e as janelas estavam fechadas e estava a exalar um mau cheiro no domicílio, não existindo janela na casa de banho. Embora tenha sido instalado um exaustor para ventilação, o mesmo tinha sido recentemente danificado e encontrava-se inoperacional. Além disso, nos últimos dias, não foram executados os trabalhos de desentupimento de esgotos no domicílio. Os membros familiares coabitantes não apresentaram sintomas semelhantes.

      Baixas concentrações (abaixo de 10 ppm) de sulfeto de hidrogénio não causam sintomas de intoxicação. À medida que a concentração aumenta, irritação ocular e respiratória, tontura, dor de cabeça e letargia podem ocorrer quando a concentração ultrapassa 20 ppm. Se a concentração for muito alta (mais de 530ppm), pode causar coma, parada respiratória e até morte em pouco tempo. O sulfeto de hidrogénio tem um cheiro forte, pungente e um característico de ovos podres, mas quando a concentração é muito alta (mais de 100ppm), pode não se aperceber devido à falta de cheiro.

      Para prevenir o envenenamento de sulfeto de hidrogénio, biogás e outros gases, os cidadãos devem garantir a ventilação adequada ao limpar áreas onde possa existir uma grande quantidade de sulfeto de hidrogénio e biogás, como esgoto e canos.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau