Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
31.7 ° C
34.8 °
30.9 °
89 %
5.1kmh
40 %
Ter
32 °
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaIC assinala 500 anos de Camões com concerto, visitas e palestras

      IC assinala 500 anos de Camões com concerto, visitas e palestras

      O Instituto Cultural (IC) vai comemorar o 500.º aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões com uma série de actividades, que vão desde um concerto, a visitas e palestras sobre o poeta português. O objectivo é promover a literatura portuguesa junto do público de Macau.

       

      Os 500 anos de Luís Vaz de Camões vão ser comemorados em Macau, através de iniciativas do Instituto Cultural (IC) que pretendem fomentar o intercâmbio cultural e aprofundar o conhecimento do público sobre literatura portuguesa, anunciou o organismo em comunicado. Na agenda está um concerto, palestras temáticas e visitas guiadas à Casa da Literatura de Macau durante o mês de Junho – todos os eventos serão gratuitos e abertos ao público.

      O concerto de livros ilustrados de poesia intitulado “Para Camões” terá lugar no dia 1 de Junho, pelas 15h, na Casa da Literatura de Macau. A escritora de Macau Ma Yingying irá interpretar dez obras musicais originais e “demonstrar como se pode transformar poesia ilustrada numa viagem musical, partilhando com os participantes a comovente história de amor entre Camões e a jovem chinesa Dinamene”, descreve a nota de imprensa do IC.

      Depois, a palestra “Encontro Romântico de Camões com Macau: O Poeta, a Cidade e os Seus Habitantes” terá lugar, no dia 2 de Junho, pelas 15h, também na Casa da Literatura de Macau. Esta palestra será proferida em cantonense por Catherine S. Chan, professora assistente de investigação do Departamento de História da Universidade de Lingnan, Hong Kong. Numa perspectiva histórica, será abordada a ligação entre Camões e Macau do século XIX ao XX, “analisando a forma como Macau criou, reformulou e consolidou uma relação amorosa com Camões e a sua epopeia ‘Os Lusíadas'”.

      Por fim, para dar a conhecer ao público a vida e obra de Camões, serão realizadas duas visitas guiadas, em cantonense, intituladas “Viagem Literária Através do Tempo e do Espaço – Um Encontro com Camões”, no dia 8 de Junho, pelas 10h e pelas 16h. “Acompanhados por um guia, os participantes visitarão vários locais de Macau, de forma a apreciar a literatura, experimentar a aura literária e artística associada a Camões na cidade e embarcar numa viagem romântica que transcende o tempo e o espaço através da literatura”, explica o IC.

      Além disso, para comemorar o 500.º aniversário do nascimento de Camões, a Casa da Literatura de Macau concebeu três postais de edição limitada. Qualquer pessoa que visite a Casa da Literatura de Macau durante o mês de Junho e partilhe a sua localização nas redes sociais ou que participe numa das actividades propostas receberá um postal gratuito, sendo que o número de postais é limitado.

      Luís Vaz de Camões, considerado o maior poeta da literatura em língua portuguesa, terá vivido durante algum tempo em Macau e, segundo a lenda, escreveu parte de “Os Lusíadas” no Jardim do território baptizado em sua honra.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau