Edição do dia

Segunda-feira, 17 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
28.1 ° C
29.9 °
27.9 °
94 %
3.6kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaÚltimo filme do tibetano Pema Tseden em exibição na Cinemateca Paixão

      Último filme do tibetano Pema Tseden em exibição na Cinemateca Paixão

      A Cinemateca Paixão está a organizar sessões de cinema em homenagem ao legado deixado pelo recém-falecido realizador e argumentista Pema Tseden. O filme apresentado será a sua mais recente obra cinematográfica, “Snow Leopard”, lançada durante a 80.ª edição do Festival Internacional de Veneza em 2023, quatro meses após o falecimento do autor, tendo sido também exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2023 e no 36.º Festival Internacional de Cinema de Tóquio.

      Esta obra póstuma segue a relação de uma família de pastores tibetanos com a visita inesperada de um majestoso leopardo-das-neves, felino misterioso que é raramente avistado por humanos. Apenas é possível encontrá-lo nas altitudes da Ásia central, entre o Tibete e o Paquistão, sendo por isso chamado pelos habitantes da região de “gato-fantasma”.

      Nesta história singular, o personagem principal, um monge apaixonado pela fotografia, lida com os dilemas da vida no plateau tibetano, após a sua família ter perdido o seu rebanho de ovelhas, devido ao ataque fugaz do felino. A raridade do animal faz com que os membros da família pensem duas vezes antes de decidir o que fazer com ele.

      Proveniente da província de Chingai, segunda região do interior da China com a maior comunidade de tibetanos, Pema Tseden nasceu em 1969 durante a Revolução Cultural. Após uma curta carreira como professor numa escola primária, seguiu para Pequim onde ingressou na Academia de Cinema de Pequim, tornando-se o primeiro estudante de origem tibetana a formar-se na instituição, dando assim início a uma notável carreira.

      O seu trabalho de estreia, “The Silent Holy Stones”, ganhou o prémio de Melhor Estreia na Realização do 25.º Golden Rooster Awards e prémio Novo Talento Asiático de Melhor Realizador no 9.º Festival Internacional de Cinema de Xangai. Em 2009, “Soul Searching” ganhou o prémio Especial do Júri no 12.º Festival Internacional de Cinema de Xangai e foi indicado ao prémio Cálice de Ouro.

      As três sessões de “Snow Leopard” na Cinemateca Paixão dividem-se em três dias diferentes, sendo a primeira hoje, às 19h30, e as outras duas no dia 25 de Maio, às 16h30, e 29 de Maio, às 19h30. É possível adquirir os bilhetes previamente através da página online da própria Cinemateca.

       

       

       

       

       

       

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau