Edição do dia

Segunda-feira, 17 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
29.9 °
27.9 °
94 %
4.6kmh
40 %
Dom
28 °
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioLusofoniaXanana Gusmão destaca que timorenses são “verdadeiro motor de desenvolvimento”

      Xanana Gusmão destaca que timorenses são “verdadeiro motor de desenvolvimento”

      O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, destacou a importância de capacitar e formar recursos humanos, salientando que as pessoas são o “verdadeiro motor de desenvolvimento” e que a saúde e educação vão ter “prioridade total”. “A capacitação e formação dos recursos humanos é uma necessidade e uma prioridade transversal a todos os sectores de governação e sei que os nossos parceiros de desenvolvimento estão conscientes disso”, afirmou Xanana Gusmão.

      O chefe do Governo falava na sessão de encerramento de um encontro de dois dias com os parceiros internacionais para debater as prioridades de cooperação das autoridades timorenses para os próximos cinco anos. “Sabemos que as pessoas são o verdadeiro motor de desenvolvimento, quer no aumento da produtividade agrícola, quer na promoção do turismo, quer para o crescimento do empreendedorismo, quer na adoção de melhores práticas e políticas na área das infraestruturas à prestação de serviços sociais, quer na modernização das instituições públicas”, afirmou Xanana Gusmão.

      Para o líder do Governo timorense, as pessoas são a “maior riqueza” do país, o “maior potencial” e a “esperança de um futuro sustentável”. “O nosso país precisa também de outro tipo de grande investimento para além das parcerias público-privadas, ou seja, precisa de parcerias para as pessoas”, salientou.

      Segundo o líder timorense, a saúde e a educação vão ter “prioridade total” através da melhoria dos serviços públicos essenciais. “Aprovámos o Plano Integrado para a Saúde, integrando num único plano os vários programas para a área de saúde, para prestar cuidados de saúde primários, secundários e terciários, de forma coordenada e agregada, em todo o território nacional”, disse.

      Xanana Gusmão disse também que vão ser criados mecanismos para a “cobertura universal dos cuidados de saúde”.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau