Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
30.6 ° C
33.2 °
29.9 °
89 %
4.6kmh
40 %
Ter
31 °
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaHengqin, educação e saúde: Os últimos dias da visita de Xia Baolong

      Hengqin, educação e saúde: Os últimos dias da visita de Xia Baolong

      Xia Baolong terminou ontem uma visita de uma semana a Macau. Os últimos dias da visita do representante de Pequim tiveram como foco a Zona de Cooperação Aprofundada, a área da educação, da saúde e as obras públicas. O director do Gabinete dos Assuntos de Hong Kong e Macau insistiu na ideia de exibir o “cartão de visita dourado” de Macau.

       

      Terminou ontem a visita de Xia Baolong a Macau. O director do Gabinete de Trabalho de Hong Kong e Macau do Comité Central do Partido Comunista da China e director do Gabinete dos Assuntos de Hong Kong e Macau junto do Conselho de Estado voltou ontem a Pequim depois de uma semana a observar os mais recentes desenvolvimentos da RAEM.

      A última actividade do representante de Pequim foi uma visita à Macau Dome, acompanhado do Chefe do Executivo e da secretária para os Assuntos Sociais e Cultura. Na ocasião, Xia Baolong visitou também as instalações desportivas e de convenções e exposições, onde assistiu a uma apresentação do presidente do Instituto do Desporto, Pun Weng Kun, sobre as funções dos diferentes pavilhões e as situações de uso diário, bem como os trabalhos preparatórios do local para a 15.ª edição dos Jogos Nacionais na Zona de Macau. Xia Baolong seguiu depois para o Centro de Formação e Estágio de Atletas, onde conversou com treinadores e atletas sobre os treinos e a preparação para grandes eventos desportivos como a 15.ª edição dos Jogos Nacionais.

      No sábado, o responsável começou o dia com um encontro com alguns representantes de Macau à Assembleia Popular Nacional, membros de Macau no Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, e representantes da Associação de Amizade de Membros da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês na Instância de Província de Macau.

      De seguida, o director deslocou-se ao Centro de Incubação de Negócios para os Jovens de Macau, acompanhado pelo secretário para a Economia e Finanças, Lei Wai Nong, de forma a conhecer o apoio do centro aos serviços de empreendedorismo juvenil e a actual situação e as oportunidades dos negócios de jovens de Macau. Xia Baolong visitou ainda uma empresa de tecnologia de rede fundada por jovens, “para conhecer a sua história desde o seu início, desenvolvimento, crescimento até agora à entrada no mercado internacional com o apoio do Governo da RAEM”. À tarde, Xia Baolong, acompanhado pelo secretário para a Administração e Justiça, André Cheong, visitou uma sala no Jornal Ou Mun. De seguida, Xia deslocou-se ao “Macau Youth Development Service Centre”, para “compreender melhor os assuntos e serviços relacionados com jovens em Macau”.

      Na sexta-feira, o responsável fez uma visita a algumas instituições de ensino superior, ao parque de ciências e tecnologia e a instituições médicas. O programa desse dia começou com uma deslocação à Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST, na sigla em inglês) para visitar a plataforma de serviços inteligentes, seguindo depois para o centro de inovação científica e tecnológica da universidade, onde ouviu uma apresentação de vários projectos de investigação científica. Xia Baolong prosseguiu a visita na Universidade de Macau, onde ficou a conhecer o Laboratório de Referência do Estado para Investigação de Qualidade em Medicina Chinesa, os projectos de investigação científica, e a Sala de Colecção de Livros Raros da Biblioteca da Universidade de Macau.

      Durante a visita às instituições, Xia Baolong disse esperar que o sector da educação contribua para a formação de quadros qualificados de forma a “fazer brilhar ainda mais o ‘cartão de visita dourado’ de Macau como metrópole internacional”.

      Da parte da tarde, foi com Ho Iat Seng e com Elsie Ao Ieong ao Centro Médico de Macau do Peking Union Medical College Hospital, onde visitou o bloco operatório convencional, o bloco operatório integrado, a enfermaria internacional e o centro de radioterapia, inteirando-se do desenvolvimento da indústria ‘big health’. Segundo um comunicado divulgado pelo Governo da RAEM a propósito da visita ao novo Hospital das Ilhas, Xia Baolong “elogiou o desenvolvimento das actividades médicas de Macau”, acrescentando que, “com o apoio do país, o Governo da RAEM tem desenvolvido uma grande quantidade de trabalhos relacionados com a vida da população, optimizando constantemente os serviços médicos”.

      De seguida, Xia Baolong e o Chefe do Executivo deslocaram-se ao Parque de Ciências e Tecnologia de Nam Yue, onde, acompanhado pelo secretário para a Economia e Finanças, Lei Wai Nong, visitou a fábrica de medicamentos de medicina tradicional chinesa. Xia foi depois à vila de Coloane, passando pela loja de pastéis de nata Lord Stow’s, pela zona dos Estaleiros Navais de Lai Chi Vun e pela praia de Hac-Sá.

      A quinta-feira tinha sido passada na totalidade na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. Xia deslocou-se ao Centro de Serviços de Assuntos Governamentais da Zona de Cooperação Aprofundada, acompanhado pelo coordenador da Comissão Executiva da Zona de Cooperação Aprofundada, Lei Wai Nong. À tarde, Xia Baolong visitou o Novo Bairro de Macau em Hengqin e a Escola de Hengqin Anexa à Escola Hou Kong. Depois, visitou também o campus escolar e várias instalações de ensino. O responsável de Pequim concluiu o dia com a visita a duas empresas de Macau instaladas em Hengqin.

       

      Rosário diz que medidas do Governo Central são “pedra basilar” do desenvolvimento de Macau

       

      Raimundo do Rosário, secretário para os Transportes e Obras Públicas, aproveitou a visita de Xia Baolong para deixar elogios ao Governo Central. Enumerando as medidas de Pequim relativas à sua tutela, como o poder de jurisdição sobre as áreas terrestres e marítimas junto ao Posto Fronteiriço de Gongbei para o desenvolvimento do Metro Ligeiro, o secretário disse que “as medidas favoráveis do Governo Central serão, assim, uma pedra basilar para o desenvolvimento sustentável de Macau a longo prazo”. Citado num comunicado do Governo, o secretário salientou que os serviços públicos da sua tutela irão “continuar a desempenhar as suas funções com firmeza, colaborando plenamente com o Governo Central, nomeadamente no aproveitamento das políticas de apoio ao desenvolvimento concedidas a Macau, implementando e executando, com seriedade, os respectivos trabalhos para a construção de diversas infra-estruturas”.

       

      Lei Wai Nong promete empenho para unir sectores industriais e comerciais

       

      Lei Wai Nong, secretário para a Economia e Finanças, garantiu que a sua tutela “empenhar-se-á para unir todos os sectores industriais e comerciais, consolidando e aproveitando, da melhor forma, todas as vantagens únicas de Macau”. O secretário também se comprometeu com a promoção de Macau enquanto “cidade internacional”, garantindo que vai “polir” o “cartão de visita dourado” – conceito que tem sido repetido por Xia Baolong. “A economia de Macau poderá continuar a progredir de forma positiva”, assinalou Lei.