Está já em planeamento o empreendimento do novo espaço desportivo no terreno do Antigo Canídromo da Companhia de Corrida de Galgos (Yat Yuen). Segundo a informação dos Serviços de Obras Públicas, o jardim desportivo para os cidadãos ocupa uma área de 40 mil metros quadrados, onde serão construídos quatro pavilhões e um campo de atletismo ao ar livre, cujo cave oferecerá 490 lugares de estacionamento.
A Direcção dos Serviços de Obras Públicas (DSOP) avançou com o planeamento das obras para o novo Jardim Desportivo para os Cidadãos, que será construído no lote do antigo Canídromo de Yat Yuen. A elaboração do projecto prevê um prazo de conclusão de 465 dias, tendo sido adjudicada à empresa P&T (Macau) Limitada, num preço orçamentado de 19,82 milhões de patacas.
Segundo a apresentação do empreendimento, o lote do jardim desportivo para os cidadãos tem uma área de 40.425 metros quadrados, que é dividido, conforme as funções, em quatro partes e um campo de atletismo ao ar livre. A DSOP deu ainda nota de que, tendo em conta que a futura instalação desportiva será construída no lote original, o projecto será desenvolvido faseadamente. Nesse sentido, será considerada a área de execução da obra da primeira fase, na medida do possível, sem prejuízo da utilização do campo desportivo no lote original e do Centro Desportivo Lin Fong.
As quatro edificações a construir compreendem o pavilhão n.º 1 situado no centro do lote, que tem 4 andares de altura, e estão planeadas duas piscinas, incluindo uma para crianças, um campo de basquetebol, uma pista de corridas e ciclovia para crianças, entre outros.
O pavilhão n.º 2 vai ficar no norte do lote e tem 6 andares de altura, prevendo-se que tenha um ‘skatepark’ e campos de ténis de mesa, de escalada em parede, de voleibol e de badminton, entre outros. Já o pavilhão n.º 3 situado ao lado do pavilhão n.º 2 tem 5 andares de altura, estando previsto que será equipado com um campo de futebol para 5 pessoas, sala polivalente de dois andares, sala de actividades multi-funcionais e espaço para actividades ao ar livre.
O futuro Jardim Desportivo para os Cidadãos dispõe ainda de um pavilhão para crianças, onde está planeada uma zona de actividades ao ar livre para crianças, parque infantil no espaço interior, sala de aula criativa e zona de leitura, entre outros. A respectiva cave destinar-se-á à sala de actividades e espaço de armazenamento, entre outros espaços com funcionalidade mais reforçada.
Além dos pavilhões, haverá ainda um campo de atletismo ao ar livre, que se situa no leste do pavilhão n.º 1, e a cave destinar-se-á a um parque de estacionamento público de um piso, com cerca de 490 lugares de estacionamento para veículos ligeiros e motociclos.
O plano de construção de um parque desportivo no Canídromo Yat Yuen foi anunciado pelo Instituto para os Assuntos Municipais em Julho do ano passado, cinco anos depois do encerramento da corrida de galgos em 2018, que colocou um ponto final numa história de 84 anos de corridas de cães em Macau. O Governo pretende converter o espaço do antigo Canídromo Yat Yuen e o Centro Desportivo Lin Fong num Parque Desportivo para os Cidadãos “complexo e multifacetado”, que irá integrar elementos tais como o desporto, jogos, convívio familiar, actividades comunitárias, lazer e cultura, “promovendo a saúde física e mental dos residentes”.
Nessa altura, as autoridades consideraram que as novas instalações de grande dimensão iriam proporcionar um local de qualidade para actividades de lazer, familiares e desportivas aos residentes da zona norte, que é densamente povoada. Afirmaram ainda que o projecto irá optimizar o trânsito das áreas circundantes, incluindo a ligação do tráfego com as comunidades circundantes, melhorando o sistema pedonal existente.