Edição do dia

Segunda-feira, 27 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
28.5 ° C
31 °
27.9 °
83 %
6.2kmh
40 %
Seg
29 °
Ter
28 °
Qua
25 °
Qui
26 °
Sex
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaDST convida restaurantes locais a participar no próximo Carnaval Internacional de Gastronomia

      DST convida restaurantes locais a participar no próximo Carnaval Internacional de Gastronomia

       

      Na conferência de imprensa realizada ontem, a Direcção dos Serviços de Turismo (DST) convidou o sector de restauração local a participar no próximo “Carnaval Internacional das Cidades de Gastronomia, Macau” que será aberto ao público entre os dias 14 e 23 de Junho deste ano. O evento será dividido em duas áreas, com destaque para a Avenida de Gastronomia Internacional, que disponibiliza 100 bancas, onde 54 estão reservadas para a gastronomia de Macau. O processo de selecção está aberto até ao dia 14 de Maio.

       

      Na conferência de imprensa realizada ontem pela Direcção de Serviços de Turismo foi lançado o convite a todos os operadores do sector da restauração a participarem no próximo “Carnaval Internacional das Cidades de Gastronomia, Macau”, que segue a série de eventos planeados em comemoração aos 25 anos do estabelecimento da RAEM.

      O evento gastronómico tem data de inauguração marcada para dia 14 de Junho e vai expor mais de 100 stands de gastronomia, encerrando as actividades no dia 23 de Junho. Durante os dez dias de exposição, o público terá a possibilidade de degustar o melhor da culinária, por entre as 54 bancas destinadas especificamente às iguarias produzidas por Macau e as restantes reservadas para outras regiões da China, bem como alguns países da Ásia, que estarão presentes neste evento organizado pela DST.

      Na sala Lótus do World Trade Center Macau, ontem, decorreu a conferência “Celebrações do 25.o Aniversário do Estabelecimento da RAEM – Carnaval Internacional das Cidades de Gastronomia, Macau”, que contou com a presença do subdirector da DST, Ricky Hoi, que deixou clara a intenção da direcção em continuar a investir as suas forças na transformação de Macau em uma das grandes referências de gastronomia da região.

      Sob o tema “Turismo + Gastromia” foi lançado o objectivo de tornar o território numa “Cidade Criativa de Gastronomia”, em conjunto com outras cinco cidades chinesas, por onde a DST tem vindo a realizar diversas actividades que contribuem para a construção de Macau como um dos centros da expansão do sector da restauração e o desenvolvimento do turismo através da gastronomia. Foi destacada por Hoi a importância da última Expo Internacional de Turismo (Indústria), onde foram realizadas com sucesso as “Demonstrações de Cidades de Gastronomia”, com a participação de chefs internacionais de outras “Cidades Criativas” do mundo, que puderam partilhar com a comunidade local as qualidades gastronómicas de outras regiões.

      Nesta dupla celebração que decorre no ano de 2024, a DST decidiu expandir o investimento na área, alargando o programa ligado ao tema “Turismo + Gastronomia”, ao lançar pela primeira vez o “Carnaval Internacional das Cidades de Gastronomia, Macau”, que reunirá mais de 100 bancadas de exposição e degustação, disponíveis às diferentes empresas, locais e estrangeiras.

      Distribuído entre dois espaços principais, o carnaval será disposto na área da Doca dos Pescadores, ao ar livre, sob a imensa cobertura que dá início na Praça do Coliseu Romano e termina no Legend Boulevard. O evento vai decorrer diariamente durante dez dias e ficará aberto ao público entre as 15h30 e as 22h. Com três grandes destaques, entre o “Fórum Internacional de Gastronomia” e as “Demonstrações de Cidade de Gastronomia”, foi destacada a “Avenida de Gastronomia Internacional”, nome dado ao corredor entre os dois espaços mencionados, onde todos os representantes de estabelecimentos de restauração local e internacional estarão em exposição.

      Entre os 100 stands disponíveis, estão reservados 54 para entidades e expositores ligados à gastronomia de Macau, com outros 46 para as Cidades Criativas de Gastronomia do interior da China, nomeadamente Chengdu, Shunde, Yangzhou, Huai’na e Chaozhou. Para além dos icónicos representantes da mais tradicional culinária chinesa, haverá a possibilidade de saborear algumas iguarias de outras cidades da Ásia, com Phuket a exibir o melhor da Tailândia, Kuching a representar a Malásia e Iloilo sob a bandeira culinária das Filipinas. A DST convidou estes países a partilhar o melhor das suas características gastronómicas com a intensão de melhorar o desenvolvimento intersectorial e gerar uma experiência única, que atraia mais visitantes, dentro do tema “Turismo + Gastronomia”.

      O convite foi lançado ontem aos estabelecimentos comerciais que gostariam de representar Macau entre os 54 lugares destinados a gastronomia local na “Avenida de Gastronomia Internacional”, que passarão por um processo de selecção realizado pela DST até 14 de Maio. Os interessados em participar poderão encontrar as informações necessárias na página eletrónica temática da DST e obter o boletim de inscrição.