Edição do dia

Segunda-feira, 27 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
27.9 ° C
31.5 °
26.9 °
94 %
6.2kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
28 °
Qua
25 °
Qui
26 °
Sex
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioGrande ChinaMaior navio porta-contentores eléctrico vai ligar cidades chinesas de Xangai e Nanjing

      Maior navio porta-contentores eléctrico vai ligar cidades chinesas de Xangai e Nanjing

      O maior navio porta-contentores totalmente eléctrico do mundo vai começar a navegar semanalmente entre as cidades de Xangai e Nanjing, no leste da China, informou ontem o jornal de Hong Kong South China Morning Post.

      Desenvolvido e fabricado pela empresa estatal China Ocean Shipping Group (Cosco), o Greenwater 01 é alimentado exclusivamente por baterias, poupando cerca de 3.900 quilogramas de combustível por cada 100 milhas náuticas navegadas. Isto permite reduzir as emissões de dióxido de carbono em 12,4 toneladas, segundo o SCMP.

      O navio está equipado com uma bateria principal com uma capacidade superior a 50.000 quilowatts por hora, podendo ser adicionadas mais caixas de baterias para viagens mais longas.

      As caixas de baterias, que contêm 1.600 kWh de electricidade e são semelhantes em tamanho aos contentores normais de 20 pés (6,10 metros), podem ser carregadas no navio para aumentar a sua autonomia de viagem.

      O capitão Wang Jun, citado pela imprensa estatal chinesa, disse que com 24 caixas de baterias, o navio pode completar uma viagem consumindo 80.000 kWh de electricidade, enquanto um navio porta-contentores convencional utilizaria 15 toneladas de combustível.

      O navio eléctrico tem cerca de 120 metros de comprimento e 24 metros de largura, e pode atingir uma velocidade máxima de 19 quilómetros por hora.

      Citado pela imprensa local, um funcionário do porto de Yangshan, em Xangai, disse que os membros da tripulação receberam formação especial para o caso de incêndios que pudessem ser causados pelas baterias, uma das principais preocupações do projecto. As chamas provocadas pelas baterias só podem ser extintas com um tipo especial de gás composto por carbono, flúor e hidrogénio.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau