Edição do dia

Sábado, 18 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.9 ° C
30.4 °
25.9 °
78 %
5.1kmh
40 %
Sáb
27 °
Dom
25 °
Seg
24 °
Ter
24 °
Qua
24 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaChefe do Executivo promete proteger direitos e interesses dos trabalhadores

      Chefe do Executivo promete proteger direitos e interesses dos trabalhadores

      Ho Iat Seng esteve presente na recepção oferecida pela Federação das Associações dos Operários de Macau (FAOM), a propósito do Dia do Trabalhador, e garantiu que o Governo irá “apoiar os sindicatos a funcionar de acordo com a lei, proteger os direitos e interesses legítimos dos trabalhadores e promover a relação laboral harmoniosa e amigável”.

       

      O Chefe do Executivo marcou presença ontem na recepção oferecida pela Federação das Associações dos Operários de Macau (FAOM), a propósito do Dia do Trabalhador. No discurso proferido na ocasião, Ho Iat Seng comprometeu-se com os trabalhadores.

      Ho começou por assinalar que, “desde o seu retorno à pátria, Macau tem registado um desenvolvimento próspero, estabilidade social, bem-estar na vida quotidiana e profissional da sua população”. Este “êxito inédito do seu desenvolvimento” é, segundo o Chefe do Executivo, “indissociável dos contributos hercúleos, da iniciativa, proactividade e criatividade dos trabalhadores de todos os sectores”.

      O Chefe assinalou também que “a economia de Macau recuperou rapidamente pós-pandemia, com resultados excitantes, demonstrativos do fruto da união de esforços e da luta empenhada de todos os trabalhadores”. Ho aproveitou para agradecer aos trabalhadores pela sua “participação no desenvolvimento e construção de Macau”.

      Ho Iat Seng aproveitou ainda para falar sobre a estratégia de diversificação da economia local “1+4” e pediu a participação dos trabalhadores “com espírito laborioso e de aperfeiçoamento”. “O Governo da RAEM vai continuar a apoiar os trabalhadores a elevarem os seus conhecimentos e competências técnicas, a reforçar a formação de quadros qualificados dos diversos níveis, a aperfeiçoar as acções de formação profissional e a elevar a adaptabilidade e competitividade dos trabalhadores locais” referiu.

      Por outro lado, o Chefe assegurou que o Governo continuará a garantir o direito dos residentes locais ao acesso prioritário ao emprego, a implementar rigorosamente a lei da contratação de trabalhadores não residentes e a combater o emprego ilegal.

      Ho garantiu também que o Executivo irá “apoiar os sindicatos a funcionar de acordo com a lei, proteger os direitos e interesses legítimos dos trabalhadores e promover a relação laboral harmoniosa e amigável”.

      Por fim, o Chefe do Executivo assinalou que “o desenvolvimento económico está a apresentar novas situações e enfrentar novos desafios, mas as perspectivas do desenvolvimento de Macau são muito promissoras, repletas de vitalidade, dinamismo e potencialidades de desenvolvimento económico”.

      Ho Iat Seng terminou o discurso deixando mais garantias: “O Governo da RAEM vai melhorar o ambiente de negócios, apoiar as pequenas e médias empresas a assegurar a continuidade dos seus negócios, e reforçar a garantia de regalias aos trabalhadores com rendimentos relativamente baixos”. “Espero que os trabalhadores estejam firmes, confiantes e empenhados, para juntos criarmos uma vida mais bela”, concluiu.