Edição do dia

Segunda-feira, 27 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
27.9 ° C
31.5 °
26.9 °
94 %
6.2kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
28 °
Qua
25 °
Qui
26 °
Sex
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaAna Cardoso apresenta o seu trabalho multifacetado na Creative Macau

      Ana Cardoso apresenta o seu trabalho multifacetado na Creative Macau

       

      “A arte está por todo o lado”, expressa Ana Cardoso, designer, modelo e artista plástica que mostrará o seu eclético percurso artístico através de uma colecção de desenhos intitulada “Self-Development”, inspirada na vida quotidiana e na evolução pessoal da artista. A exposição inaugura dia 4 de Maio, às 17h, na galeria da Creative Macau.

       

      A galeria da Creative Macau – Center for Creative Industries recebe dia 5 de Maio, sábado, a exposição “Self-Development” de Ana Cardoso, artista, designer, estilista, modelo e professora de artes, entre outros títulos que podem representar a sua carreira multifacetada. A série de desenhos que estará em exposição mostra não só o seu aprofundamento pessoal sobre o que a arte representa, mas o seu interesse pelas diferentes áreas artísticas que tem vindo a desenvolver com o passar do tempo.

      A exposição funciona como uma retrospectiva do percurso artístico de Ana Cardoso, que começou cedo, aos 12 anos, quando descobriu a pintura através da sua mãe, Mira Dias, que também é artista plástica. Rodeada de uma família de artistas, passou a desenvolver uma paixão pela pintura e procurou melhorar as suas qualidades técnicas, encontrando apoio nos ensinamentos dos Mestres Mio Pang Fei e Un Chi Iam.

      O desenvolvimento da prática da pintura fez despertar o seu interesse pelas diversas formas de expressar artisticamente o que via ao seu redor, sendo que não se limitou às técnicas pictóricas, progredindo para o seu presente ecleticismo, quando decidiu explorar a área do design de moda. Começou como modelo, mas rapidamente percebeu que estava destinada a trabalhar na criação e desenvolvimento da arte, especialmente através da prática têxtil.

      A partir daí, Ana Cardoso tem progredido exponencialmente na sua contribuição no desenvolvimento da arte do design de moda, principalmente em Macau, desde o seu retorno a casa em 2010. Chegou a receber distinção pela sua colecção “Retro 40s” em 2012, que foi seleccionada como uma das melhores na categoria “Jovens Criadores”.

      Depois de ter o seu trabalho reconhecido nos âmbitos do design de moda locais, a artista tem trabalhado continuamente na projecção de Macau como um centro para a arte contemporânea e de referência na indústria da moda na região. Além disso, a sua dedicação não se limita apenas à criação artística ou desenvolvimento pessoal nas diferentes áreas de expressão, sendo que diariamente contribui na educação da próxima geração de artistas plásticos, actuando como professora de arte e design no Centro de Produtividade e Transferência de Tecnologia de Macau e como professora de artes visuais na Escola Portuguesa.

      O tema desta mais recente exposição é exactamente ligado a esse desenvolvimento pessoal na criação artística e revolve em torno da exploração das diversas facetas da artista em relação à sua vida quotidiana e às inspirações que retira da sua vida como professora de artes.

      “A arte está por todo o lado e é uma constante partilha. Eu inspiro-me nos meus alunos, e eles buscam inspiração em mim” declara, ao acentuar que as situações mais corriqueiras, mesmo que à primeira vista não aparentem deter algum interesse, por si só podem servir de ponto de partida para a criação de obras inspiradoras e repletas de conteúdo.

      Ao receber o convite para apresentar o seu trabalho na galeria da Creative Macau, decidiu, portanto, expor obras que apresentassem essas características multifacetadas da sua carreira numa combinação de desenhos e trabalhos têxteis, com mais alguns elementos ligados à moda, apresentados em forma de desenho e técnica mista, muitos deles inspirados na sua mãe. “Ás vezes as palavras não são suficientes para expressar o que vem cá dentro, desenhar é mais fácil” diz Ana Cardoso, ao delinear o habitual desafio que o artista plástico encontra na constante tentativa em exprimir o seu pensamento e o universo do seu imaginário. Esta exposição poderá ser descrita como uma breve passagem pelas ideias e sonhos de Ana Cardoso, e a sala da galeria como o espaço da sua mente.

      A exposição abre às 17h no dia 4 de Maio, sábado, na galeria da Creative Macau, situada no Centro Cultural, e a cerimónia de inauguração contará com a presença da artista e alguns momentos especiais que os convidados poderão presenciar. As obras ficam expostas até ao dia 8 de Junho.