Edição do dia

Sábado, 25 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.4 ° C
28.2 °
25.9 °
94 %
4.1kmh
40 %
Sáb
27 °
Dom
26 °
Seg
27 °
Ter
29 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeHospital das Ilhas começa a prestar serviço de exame de tomografia computadorizada

      Hospital das Ilhas começa a prestar serviço de exame de tomografia computadorizada

      O Hospital das Ilhas, que se encontra em fase de funcionamento experimental, deu início na segunda-feira à disponibilização do serviço de exame de tomografia computadorizada (CT, em inglês), tendo dois doentes, residentes de Macau com acesso gratuito aos cuidados de saúde, sido submetidos ao exame de CT na cabeça no primeiro dia de serviço.

      As autoridades salientaram que o Complexo de Cuidados de Saúde das Ilhas – Centro Médico de Macau do Peking Union Medical College Hospital já concluiu os testes preliminares e de aperfeiçoamento dos procedimentos do funcionamento e, desde o mês passado, começou a prestar serviço de ecografia aos doentes transferidos pelos Serviços de Saúde (SSM).

      Os exames de CT serão realizados todas as segundas-feiras, na parte da tarde, bem como às quartas-feiras e sextas-feiras, na parte da manhã. “De acordo com os recursos humanos e a disponibilidade dos equipamentos, o Hospital Macau Union irá prestar, de modo gradual, serviços de tomografia computadorizada de rotina no tórax, abdómen, pélvis, entre outros, bem como irá reforçar os serviços de tomografia computadorizada com contraste”, indicou.

      Segundo o comunicado do Hospital, o plano de funcionamento da instituição médica está a ser “desenvolvido de forma ordenada”, prevendo-se o início gradual dos serviços de consultas externas de especialidade para os doentes transferidos por parte dos SSM no mês de Maio.

      A entidade de cuidados médicos assegura que adopta uma nova geração de CT de dupla fonte, equipada com dois tubos esféricos e estrutura de duplo detectores que optimizem e superem as diversas fragilidades dos aparelhos tradicionais de CT, com velocidade de digitalização e alta qualidade de imagem, bem como a baixa dose de radiação. O equipamento actualizado contribui para “auxiliar os médicos na obtenção de informações clínicas de forma mais precisa, segura e rápida, fornecendo uma melhor experiência médica aos pacientes e usufruindo de serviços médicos de melhor qualidade”, destacou.

      O Hospital das Ilhas entrou em funcionamento, a título experimental, no dia da RAEM do ano passado e terá inauguração oficial no dia 16 de Setembro deste ano. Além dos serviços de Urgência e exames de imagiologia e radiologia, o hospital irá gradualmente disponibilizar estética médica, gestão de saúde, tratamento oncológico integrado e algumas clínicas ambulatórias especializadas.