Edição do dia

Sábado, 25 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.4 ° C
28.2 °
25.9 °
94 %
4.1kmh
40 %
Sáb
27 °
Dom
26 °
Seg
27 °
Ter
29 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioÁsiaFilipinas excluem possibilidade dos EUA terem acesso a mais bases no arquipélago

      Filipinas excluem possibilidade dos EUA terem acesso a mais bases no arquipélago

      O Presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos, excluiu a possibilidade de os Estados Unidos terem acesso a mais bases militares no arquipélago do Sudeste Asiático. “A resposta é não. As Filipinas não tencionam abrir [o acesso] ou estabelecer mais bases” no âmbito de um acordo de cooperação em matéria de defesa, declarou o chefe de Estado à Agência France Presse.

      Manila anunciou, no ano passado, que daria aos militares norte-americanos acesso a mais quatro bases militares, além das cinco previstas no âmbito do Acordo de Cooperação Reforçada em matéria de Defesa (EDCA), estabelecido em 2014.

      Este acordo bilateral permite que as tropas norte-americanas efectuem transferências e armazenem equipamento de defesa nas bases filipinas.

      As quatro novas bases incluem locais perto do Mar do Sul da China, uma área sobre a qual as Filipinas e a República Popular da China têm reivindicações concorrentes, e outra não muito afastada de Taiwan.

      Marcos falava durante uma reunião com a Associação de Correspondentes Estrangeiros das Filipinas, em que participaram membros do Exército filipino e diplomatas estrangeiros.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau