Edição do dia

Sábado, 25 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.4 ° C
28.2 °
25.9 °
94 %
4.1kmh
40 %
Sáb
27 °
Dom
26 °
Seg
27 °
Ter
29 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaHistórias partilhadas e desenhos ao vivo no IIM

      Histórias partilhadas e desenhos ao vivo no IIM

      Uma sessão de criação de histórias com participação do público acompanhada de ilustrações ao vivo vai estar aberta aos pais e crianças este domingo numa co-organização do Instituto Internacional de Macau (IIM) e a editora infantil Mandarina. O segundo episódio do projecto coincide com a celebração dos 25 anos do IIM.

      Uma aventura construída por todos. Depois de um resultado positivo na primeira apresentação do projecto organizado pela editora infantil Mandarina durante a mais recente edição do festival literário Rota das Letras, será apresentado um segundo capítulo na sede do IIM, este domingo, dia 21 de Abril, às 15h. Uma nova oportunidade para pais e crianças participarem em conjunto na criação de histórias.

      O novo projecto intitulado “The Shared Stories” pretende estimular a imaginação das crianças, em colaboração com os pais, na criação de histórias originais elaboradas no momento e entreter os olhos com ilustrações que seguem o raciocínio da história.

      O workshop criativo será conduzido pela fundadora da Mandarina e criadora do projecto, Catarina Mesquita, e vem acompanhada pela criatividade espontânea do cartunista Rodrigo de Matos, que tem como papel de desenho um enorme painel panorâmico. A autora do projecto convida todos os pais e suas crianças a participarem no encontro, sendo o público alvo os mais pequenos, mas salientou que adultos também apreciariam a ideia.

      Para garantir um lugar nesta experiência, é conveniente aceder às redes sociais, como Facebook ou Instagram, do IIM ou da editora Mandarina, onde se pode realizar o pagamento da inscrição, que inclui a oferta de edições editadas pelo IIM.

      A Mandarina Books, fundada por Catarina Mesquita em 2019, marca com este evento cinco anos desde que começou a publicar livros infantis trilingues, sendo a primeira editora com esse foco em Macau. Para além de lançar regularmente novas publicações ilustradas, a companhia expandiu o seu repertório à produção de peças de teatro e workshops interventivos, sempre com a intenção de contribuir para a educação dos mais pequenos. “The Shared Stories” é mais uma exploração das diferentes áreas em que a editora pretende actuar e serve também como uma informal comemoração do aniversário da mesma.

      Para abranger um público maior, a actividade deste domingo será guiada na língua inglesa e ao mesmo tempo estará a acontecer uma feira do livro organizada pela IIM, que disponibiliza para aquisição várias edições publicadas pela instituição.

      Durante esta experiência, o público poderá ver nascer à sua frente uma obra de grande escala ilustrada pelo cartunista Rodrigo de Matos, que vai acompanhar passo-a-passo a narrativa da história criada. Com um portfólio extenso na criação de ilustrações para as mais conhecidas agências de notícias, o artista tem recebido prestígio pela originalidade do seu trabalho. Premiado com o “Grand Prix” do festival “Press Cartoon Europe” em 2014, juntou-se à ONG “Cartooning for Peace” em 2021. Natural de Angola, viveu 15 anos no Brasil e agora mantém o seu estúdio em Macau, onde colabora com os principais jornais locais, incluído o PONTO FINAL.

      O evento vem em sincronia com diversas celebrações, uma delas sendo a promoção do “Dia da Leitura Conjunta em Toda a Cidade de Macau 2024”, que é uma resposta ao Dia Mundial do Livro que acontece a 23 de Abril. A iniciativa, criada pelo Instituto Cultural e a Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude, pretende tornar Macau numa “Cidade da Leitura”. Para além de “The Shared Stories”, os residentes poderão participar em diversas outras actividades ligadas à leitura, que decorrem até ao dia 12 de Maio, não só em Macau como também em Hong Kong, Guangzhou e Shenzhen.

      Outra importante coincidência é a comemoração dos 25 anos de existência do IIM, instituição local focada na disseminação da cultura macaense no panorama internacional e que tem vindo a organizar diversos outros eventos para este mês, incluindo o lançamento de um livro para aprendizagem do patuá e sessões dedicadas à culinária macaense.