Edição do dia

Sábado, 25 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.4 ° C
28.2 °
25.9 °
94 %
4.1kmh
40 %
Sáb
27 °
Dom
26 °
Seg
27 °
Ter
29 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeServiços de autocarros pioraram e passageiros estão menos satisfeitos

      Serviços de autocarros pioraram e passageiros estão menos satisfeitos

      A Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT) divulgou os resultados das avaliações às duas companhias de autocarros públicos de Macau, tendo TCM e Transmac obtido a classificação C no primeiro semestre do ano passado. A pontuação foi pior em relação à dos dois semestres anteriores, dado que a avaliação da TCM desceu dois níveis e a da Transmac baixou um nível.

      De acordo com o organismo, o nível da qualidade de serviço C corresponde à escala de pontuação entre 73 e 77 pontos, numa escala desde E (inferior a 60 pontos) a A+ (superior a 97 pontos).

      Recorde-se que a DSAT iniciou a primeira avaliação do serviço de autocarros em Julho de 2013, com o intuito de reforçar a fiscalização do serviço de autocarros e que serve como uma referência importante para avaliar a qualidade do serviço das operadoras de autocarros.

      O actual regime de avaliação do serviço de autocarros é composto por três indicadores principais, incluindo o indicador de serviço e gestão (30%) sobre a gestão da frequência de partidas e divulgação da alteração de carreiras e mais outros serviços; indicadores de meios e equipamentos de transporte e de segurança (30%) em relação à taxa de avaria dos veículos, emissões dos veículos, taxa de infracção e taxa de ocorrência de acidentes; e indicador de grau de satisfação dos passageiros (40%).

      Já o grau de satisfação dos passageiros é avaliado por inquéritos, sendo realizados in loco nas paragens de autocarro, com recurso a investigadores independentes, passageiro “mistério”, e também se avaliou o nível de satisfação do uso da plataforma MPay aquando do pagamento do bilhete, ou do funcionamento da aplicação “Localização dos Autocarros”. Houve também avaliações trimestrais feitas no local e do serviço online.

      No primeiro semestre do ano passado, o grau de satisfação dos passageiros também baixou: numa escala de 40, a TCM obteve 29,9 e a Transmac 27,5, resultando assim numa classificação geral de 28,8 pontos, o que representa uma decréscimo ligeira de 0,1 pontos em comparação com a avaliação anterior.

       

      C.C.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau