Edição do dia

Quarta-feira, 22 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
24 ° C
24.9 °
23.9 °
100 %
2.6kmh
40 %
Qua
26 °
Qui
26 °
Sex
27 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaChefe do Executivo promete maior intercâmbio com Zhejiang

      Chefe do Executivo promete maior intercâmbio com Zhejiang

       

      Ho Iat Seng encontrou-se com Lian Yimin, presidente do Comité Provincial de Zhejiang da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), e, na reunião, salientou a importância dos laços de Macau com a província do interior da China. O responsável de Zhejiang disse esperar que as duas partes cooperem nas áreas da educação, cultura, inovação tecnológica, economia e comércio, entre outras.

       

      O Chefe do Executivo reuniu-se na terça-feira com Lian Yimin, presidente do Comité Provincial de Zhejiang da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC) e secretário do Comité Provincial de Zhejiang do Partido Comunista da China (PCC). No encontro, falou-se sobre o reforço do intercâmbio entre as duas partes.

      Citado num comunicado de imprensa divulgado ontem, Ho Iat Seng começou por dizer no encontro que “Macau está a aproveitar ao máximo as oportunidades trazidas no âmbito da Grande Baía e da Zona de Cooperação Aprofundada, impulsionando assim a diversificação adequada da economia”, salientando que, com a entrada em funcionamento da zona aduaneira autónoma em modelo de gestão separada, “o desenvolvimento integrado de Macau e Hengqin está a ser promovido de forma acelerada”.

      Por outro lado, Ho lembrou que “as relações entre Macau e Zhejiang veem de longa data e as trocas económicas e comerciais têm sido frequentes”. “A partir de agora, ambas as partes irão, sob a boa base existente, aprofundar e alargar ainda mais o intercâmbio e a cooperação em várias vertentes, no sentido de concretizar a complementaridade das vantagens mútuas e progredir em conjunto”, assegurou o Chefe do Executivo.

      Por sua vez, Lian Yimin começou por agradecer o “forte apoio que o Chefe do Executivo e o Governo da RAEM têm prestado ao desenvolvimento de Zhejiang” e expressou também a sua consideração por aquilo que considera ser uma “implementação bem-sucedida em Macau, prática estável e duradoura do princípio ‘um país, dois sistemas'”, bem como pela “manutenção contínua da prosperidade e estabilidade da sociedade e economia” da região.

      O responsável de Zhejiang assinalou também que as relações entre Macau e a província do interior da China são “estreitas, com bases de cooperação bem consolidadas”, sublinhando que “o desenvolvimento de Zhejiang é inseparável da atenção e apoio de Macau e da cooperação conjunta”. Em conclusão, Lian Yimin também disse esperar que “ambas as partes continuem a reforçar a cooperação pragmática na educação, intercâmbio cultural, inovação tecnológica, nas áreas de economia, comércio e negócios, entre outras”, de forma a tirar proveito dos “interesses mútuos para alcançar o sucesso conjunto, e ainda em prol de um maior contributo para o desenvolvimento geral do país”.