Edição do dia

Sábado, 25 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
27.8 ° C
31 °
26.9 °
89 %
4.1kmh
40 %
Sáb
28 °
Dom
26 °
Seg
27 °
Ter
29 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCultura"MGM 2049": Espectáculo de Zhang Yimou pretende reinterpretar a cultura tradicional chinesa

      “MGM 2049”: Espectáculo de Zhang Yimou pretende reinterpretar a cultura tradicional chinesa

      A MGM anunciou um novo espectáculo residente no MGM Theatre: “MGM 2049”. Zhang Yimou, cineasta por trás deste novo espectáculo, quer reinterpretar a cultura tradicional chinesa através de uma perspectiva contemporânea. O espectáculo, que vai recrutar 200 profissionais, sobe ao palco a partir de Dezembro.

      “MGM 2049” é o nome do espectáculo que vai subir ao palco do MGM Theatre de forma residente a partir de Dezembro, anunciou a operadora. Zhang Yimou é o cineasta responsável pelo projecto.

      Este é o primeiro espectáculo residente do realizador de Xian na Grande Baía e, segundo a nota de imprensa da MGM, vai “recorrer à criatividade e à tecnologia para reinterpretar a cultura tradicional chinesa numa perspectiva contemporânea”. O objectivo passa também por “preservar a cultura, cultivar talentos e promover a diversificação de Macau, reforçando ainda a competitividade internacional das artes performativas de Macau”.

      O cineasta explicou, citado no comunicado da MGM, que Macau foi a cidade escolhida para receber este espectáculo para que seja aproveitado o seu carácter de “plataforma de turismo internacional”, de forma a “aprofundar o alcance global da cultura chinesa”. O “MGM 2049” será “uma fusão de perspectivas internacionais, engenho artístico oriental e elementos de design futurista”, aproveitando também a “tecnologia e a inovação, para reforçar a confiança cultural chinesa e cativar o público global com as proezas culturais da China”, indicou o realizador.

      Pansy Ho, presidente e directora executiva da MGM China, afirmou, na apresentação do espectáculo, que este é “um novo marco” da concessionária na área do turismo cultural. “É uma honra para nós que o realizador Zhang tenha escolhido o MGM Theatre como palco para trabalhar com profissionais internacionais de primeira linha na co-criação do seu novo espetáculo de residência em Macau”, afirmou a empresária, acrescentando que o lançamento desta residência artística “prova a confiança de Zhang no futuro da indústria do entretenimento de Macau”.

      Pansy Ho descreveu o espectáculo como sendo “uma apresentação inovadora do património cultural chinês, potenciada pela sinergia da originalidade e da tecnologia”. Por outro lado, a directora executiva da operadora indicou também: “Queremos alargar a influência de Macau como ‘Cidade das Artes e do Espectáculo’ na Grande Baía e promover a cultura chinesa para o resto do mundo”.

      O “MGM 2049” foi apresentado na segunda-feira, num evento onde estiveram, além de Pansy Ho e Zhang Yimou, Wu Tong, director musical do espectáculo; Sang Jijia, director de dança e coreógrafo residente da City Contemporary Dance Company em Hong Kong; Dominic Faraway, director visual; e Bernard Prentice, especialista em filmagens subaquáticas.

      Uma vez que vai começar em Dezembro, a MGM abriu uma ronda de recrutamento com 200 vagas para candidatos de todo o mundo incluindo para actores, bailarinos, directores artísticos, gestores de elenco, técnicos de teatro, entre outros.