Edição do dia

Segunda-feira, 15 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
27.9 ° C
27.9 °
27.9 °
78 %
4.1kmh
20 %
Seg
28 °
Ter
28 °
Qua
28 °
Qui
28 °
Sex
27 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaChefe do Executivo aponta à consolidação da recuperação económica

      Chefe do Executivo aponta à consolidação da recuperação económica

      Na recepção por ocasião do 40.º aniversário da União Geral das Associações dos Moradores de Macau, Ho Iat Seng proferiu um discurso salientando o papel da organização no território. O Chefe do Executivo também prometeu unir e liderar os sectores sociais para “consolidar a tendência da recuperação económica”.

       

      A União Geral das Associações dos Moradores de Macau – conhecida como Kaifong – está a celebrar o seu 40.º aniversário e, numa recepção organizada para assinalar a data, o Chefe do Executivo proferiu um discurso com foco na consolidação da recuperação da economia e no bem-estar da população.

      Ho Iat Seng começou o seu discurso salientando a história dos Kaifong, descrevendo a organização como uma “associação patriótica e de amor a Macau”. “Ao longo dos quarenta anos da sua existência, a União Geral, sem nunca esquecer o seu propósito original e sempre com amor ao país e à sociedade, tem potenciado o amor à pátria e a Macau em defesa do princípio ‘um país, dois sistemas’, sempre ao serviço da comunidade e em prol do seu bem-estar”, afirmou.

      O Chefe disse ainda que a associação dos Moradores está “profundamente enraizada na camada social de base e unida aos moradores dos bairros” e tem “participado proactivamente na vida política, apoiado plenamente as acções governativas, ampliado a sua oferta de serviços comunitários e outros específicos”.

      O líder do Governo fez um balanço positivo do ano transacto, afirmando que tanto o Executivo como os sectores sociais “tiraram partido das oportunidades e avançaram juntos”. “O desenvolvimento da economia geral apresentou uma tendência estável e promissora e a conjuntura social tem-se mantido harmoniosa e estável”, referiu Ho, acrescentando que a associação “tem sido proactiva na construção de bairros inteligentes e na diversificação contínua de serviços”. “Foi assim progressivamente estabelecida uma rede de serviços comunitários bastante vasta que cobre toda a RAEM com projecção para Hengqin e a Grande Baía, proporcionando um novo patamar para o desenvolvimento de serviços comunitários de Macau”, sublinhou o Chefe, aproveitando para agradecer aos Kaifong.

      Lembrando as Duas Sessões que decorreram recentemente e as instruções do Presidente Xi Jinping, Ho Iat Seng salientou que o Governo da RAEM “agarrará as oportunidades históricas proporcionadas pelo desenvolvimento nacional, unirá e liderará todos os sectores sociais para consolidar a tendência da recuperação económica, implementar empenhadamente o plano ‘1+4’ e impulsionar o desenvolvimento da diversificação adequada da economia de forma mais rápida, eficaz e pragmática”.

      “Continuaremos a melhorar o bem-estar da população e a elevar a capacidade governativa e o nível de serviços prestados. Com maior coragem e empenho, iremos fomentar a reforma e a inovação, reforçar a nossa competitividade geral e resolver os conflitos e problemas profundamente arreigados no desenvolvimento socioeconómico”, reforçou.

      Voltando ao aniversário da associação, o Chefe do Executivo garantiu que o Governo “continuará a apoiar o desenvolvimento da União Geral na expectativa de que, acompanhando o desenvolvimento rápido da sociedade de Macau, continue a reforçar o seu auto-aperfeiçoamento”. Por fim, Ho Iat Seng pediu que a associação “continue unida aos moradores dos bairros, enraizada nos bairros e atenta ao bem-estar da população, prestando-lhe serviços de melhor qualidade e contribuindo ainda mais para a promoção da prosperidade, estabilidade e harmonia de Macau”.