Edição do dia

Quarta-feira, 17 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.5 ° C
29.8 °
26.9 °
94 %
3.1kmh
40 %
Qua
28 °
Qui
28 °
Sex
28 °
Sáb
28 °
Dom
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeMedidas a curto e médio prazo do serviço de apoio a idosos...

      Medidas a curto e médio prazo do serviço de apoio a idosos cumpridas quase na totalidade

      O Instituto de Acção Social (IAS) cumpriu 94,6% das 345 medidas a curto e médio prazo do plano decenal de acção para os serviços de apoio a idosos (2016-2025). Além disso, foi iniciada a implementação de 76 medidas de longo prazo. Estes dados foram divulgados no âmbito da 1.ª Sessão Plenária da Comissão para os Assuntos do Cidadão Sénior, que se realizou na terça-feira.

      O IAS diz ainda que, com vista ao início dos trabalhos preparativos para o planeamento da próxima fase do Plano Decenal de Acção, o grupo director fez a apresentação da proposta do rumo ao desenvolvimento de serviços definido com base nos objectivos de desenvolvimento que se incidem nas áreas da indústria de ‘big health’, da tecnologia inteligente, da indústria para a terceira idade e da criação de ambiente inclusivo e favorável para seniores.

      No que diz respeito à apresentação do ponto de situação da implementação da residência do Governo para idosos, o IAS lembrou que as candidaturas às primeiras 759 fracções terminaram no dia 31 de Dezembro de 2023, tendo sido recebidos mais de 1.500 pedidos e envolvidos mais de 2.200 pessoas idosas. O IAS já concluiu a apreciação dos requisitos básicos dos requerentes e a pontuação, estando a proceder à avaliação de capacidade de autocuidado dos seniores requerentes, a qual será finalizada no final deste mês. A residência do Governo para idosos entrará em funcionamento no fim deste ano.

      Por sua vez, a Direcção dos Serviços de Administração e Função Pública falou sobre a “Conta Única de Macau”, salientando que “é amigável aos seniores, e, dos serviços para associações disponíveis na Plataforma para Empresas e Associações”. “Esses trabalhos e serviços electrónicos permitem aos seniores obterem mais conveniência na sua vida diária, facilitando também as organizações de serviços sociais incluindo as de serviços de apoio aos idosos, no tratamento de assuntos relacionados com os serviços do Governo”, lê-se na nota de imprensa do IAS.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau