Edição do dia

Domingo, 14 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.5 ° C
28.9 °
25.9 °
89 %
3.1kmh
40 %
Dom
27 °
Seg
27 °
Ter
27 °
Qua
27 °
Qui
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaTerreno junto à Torre de Macau poderá albergar recinto para espectáculos de...

      Terreno junto à Torre de Macau poderá albergar recinto para espectáculos de grande envergadura

      Elsie Ao Ieong revelou ontem, na Assembleia Legislativa, que o Governo está a ponderar usar o terreno junto à Torre de Macau para a construção de um recinto que possa receber espectáculos de grande envergadura. A secretária para os Assuntos Sociais e Cultura reiterou que o Executivo está activamente à procura de locais para o efeito.

       

      O terreno junto à Torre de Macau poderá servir para acolher um recinto de espectáculos de grande envergadura. A informação foi aventada ontem pela secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, que foi à Assembleia Legislativa (AL) responder às questões dos deputados.

      Ma Io Fong e Leong Sun Iok apresentaram interpelações orais sobre o desenvolvimento da construção de Macau enquanto “cidade de espectáculos e desportiva”, questionando Elsie Ao Ieong sobre os espaços que poderão albergar recintos culturais e desportivos no futuro.

      “Estamos à procura de terrenos onde possamos construir recintos ao ar livre que acolham dezenas de milhares de pessoas”, afirmou a secretária, indicando: “Por exemplo, o terreno ao lado da Torre de Macau é uma das hipóteses que estamos a ponderar”.

      Elsie Ao Ieong salientou também que, de acordo com o relatório do Inquérito sobre as instalações desportivas de Macau de 2022, a área dos recintos desportivos ‘per capita’ aumentou de 1,34 metros quadrados em 2017 para 1,53 metros quadrados em 2022, ou seja, 14,2%. Além disso, afirmou Elsie Ao Ieong, o Edifício de Apoio ao Centro de Formação e Estágio de Atletas deverá ter a obra das fundações concluída até ao final do próximo ano.

      O Governo pretende ainda proceder à remodelação do antigo Canídromo Yat Yuen e do Centro Desportivo Lin Fong para serem convertidos num parque desportivo para o público, sendo que a concepção da construção poderá vir a ser iniciada no segundo trimestre deste ano. Por outro lado, estão também previstas instalações culturais e desportivas para o lote Este-2, “o que reforçará ainda mais a capacidade de Macau para acolher eventos artísticos, culturais e desportivos”, disse a governante na reunião plenária de ontem da AL, reiterando: “Tendo em conta que cada vez mais eventos artísticos de grande dimensão se realizam em Macau, e em resposta à crescente procura de locais para a realização desses eventos, o Governo da RAEM está a estudar e a procurar espaços abertos apropriados para utilização temporária em futuros concertos de grande dimensão”.

      Relativamente às instalações, a secretária disse ainda que, para além da disponibilização de instalações desportivas para uso dos residentes e realização de actividades desportivas pelas associações, as instalações desportivas afectas ao Instituto do Desporto também são disponibilizadas para as associações realizarem outras actividades não desportivas quando as datas e as condições de instalações o permitem, por forma a aproveitar plenamente as características multifuncionais dessas instalações.

      Além disso, o Instituto Cultural “tem vindo a disponibilizar as suas instalações culturais e sítios patrimoniais como locais de espectáculos, incluindo, a realização de Dança-Teatro Ambiental Noite de Espectáculo na Casa do Mandarim, o aproveitamento do Teatro Caixa Preta do Centro Cultural de Macau para a realização de diferentes tipos de espectáculos e a realização não periódica do concerto Melodias Inesquecíveis nas Ruínas de S. Paulo nas Ruínas de S. Paulo. Por outro lado, em Março deste ano, em vários fins-de-semana, realiza-se permanentemente no Teatro Dom Pedro V o concerto “Noites de Fado”, e no futuro, a praça ao ar livre do Centro Cultural de Macau será transformada num espaço de actividades culturais e artísticas para pais e filhos, a fim de elevar a imagem de “Macau Cultural”.

      Elsie assinalou que, no ano passado, foram realizados em Macau cerca de 1.200 espectáculos, dos quais mais de 700 espectáculos artísticos e culturais foram organizados pelo Instituto Cultural e 17 competições de grande dimensão foram organizadas ou apoiadas pelo Instituto do Desporto. Este ano, a secretária prevê a realização de mais de 40 eventos culturais e desportivos.

      No âmbito cultural, a secretária afirmou ainda que o plano de subsídio à filmagem cinematográfica e televisiva em Macau recebeu 17 candidaturas e, até 31 de Janeiro de 2024, foram aprovados cinco projectos, e o plano de subsídio à filmagem cinematográfica e televisiva em Macau recebeu 44 candidaturas, das quais quatro já receberam apoio financeiro. Os dois planos ainda têm alguns projectos candidatos em apreciação.

      Em conclusão, Elsie Ao Ieong assegurou que o Governo irá, “atendendo à situação de execução dos respectivos trabalhos, proceder à análise e avaliação das opiniões dos diversos sectores sociais, no intuito de promover continuadamente a Cidade do espectáculo e a Cidade do desporto”.