Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
aguaceiros fracos
23.9 ° C
23.9 °
22.9 °
88 %
5.1kmh
40 %
Sáb
26 °
Dom
27 °
Seg
26 °
Ter
26 °
Qua
27 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaCidade encantada com actuações artísticas no Desfile Internacional de Macau

      Cidade encantada com actuações artísticas no Desfile Internacional de Macau

      Das Ruínas de São Paulo à Praça do Lago Sai Van, a cidade foi ontem palco do Desfile Internacional de Macau, que não se realizava desde 2019. Para celebrar a sua 10.ª edição, o desfile acolheu actuações de mais de 1.800 artistas provenientes de mais de 80 grupos artísticos locais e estrangeiros, como Portugal, Brasil, Moçambique, França, Espanha, entre outros.

       

      O Desfile Internacional de Macau regressou ao território após quatro anos, com celebração da sua 10.ª edição, tendo fascinado ontem a cidade com a participação de mais de 80 grupos locais e estrangeiros. De acordo com o Instituto Cultural (IC), o desfile deste ano foi acompanhado por um total de mais de 1.800 artistas de algumas equipas que participaram em desfiles anteriores, de 64 grupos locais e grupos artísticos de diferentes países e regiões, incluindo Portugal, Brasil, Moçambique, Togo, França, Espanha, Noruega, Reino Unido, Itália, Shenzhen e Hong Kong.

      O Desfile Internacional de Macau 2024 foi, pela primeira vez, organizado conjuntamente pelo IC e pelas seis grandes empresas de turismo e lazer integrado, sendo que o evento difunde o conceito de “Amor, Paz e Integração Cultural”.

      O IC assinalou que todas as equipas artísticas apresentaram as suas actuações artísticas de diversos estilos demonstrando plenamente o apelo do intercâmbio entre as civilizações e destacando a vitalidade cultural de Macau como uma “cidade de espectáculos”.

      Partindo das Ruínas de São Paulo, o desfile deste ano atravessou ruas e becos antigos do Centro Histórico de Macau até chegar ao Largo de S. Domingos para interagir com residentes e turistas, e prosseguiu em seguida pelo Largo do Senado e pela Avenida Panorâmica do Lago Nam Van onde foi apresentada uma Festa do VIVA com um variado leque de jogos, workshops, cabines interactivas e instalações de criação de videoclipes.

      Os grupos artísticos chegaram finalmente à Praça do Lago Sai Van para apresentar ao público de Macau um espectáculo de encerramento de experiência imersiva combinando tecnologias digitais.

      De forma a alargar os elementos do desfile, o evento deste ano contou ainda com a introdução de dois novos programas excepcionais locais, incluindo o “Desfile de Instalações Artísticas de Grande Dimensão”, que apresentou instalações portáteis, como fantoches gigantes e mochilas gigantes de entrega de comida, bem como o “Desfile de Planeamento Especial”, em que foi apresentada uma série de criações resultantes de iniciativas colaborativas de equipas de artistas de diferentes domínios, provenientes de Macau, da Grande Baía e de outras regiões.

      O Desfile Internacional de Macau foi realizado pela primeira em 2011 e entrou no seu 10.º ano, sendo ao mesmo tempo um dos eventos anuais em comemoração do aniversário de Macau, “atraindo vários residentes e turistas de todo o mundo”, afirmou o IC.

      Este ano, um total de 11 actuações de extensão foram realizadas de 17 a 24 deste mês, incluindo a recém-adicionada “Feira de Arte Urbana”, contribuindo assim para aproximar a arte dos residentes. As actividades promocionais, como a votação do Prémio “Maior Popularidade” e o concurso de fotografia do “Desfile Internacional de Macau 2024”, também “tiveram uma resposta entusiástica, registando-se uma grande adesão por parte do público”, assinalou.