Edição do dia

Sábado, 20 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
aguaceiros fracos
23.9 ° C
23.9 °
22.9 °
88 %
5.1kmh
40 %
Sáb
26 °
Dom
27 °
Seg
26 °
Ter
26 °
Qua
27 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeIdosa hospitalizada devido a gripe

      Idosa hospitalizada devido a gripe

      Uma mulher de 80 anos, residente de Macau, teve de ser hospitalizada devido a uma infecção de gripe. Segundo os Serviços de Saúde, a idosa tem antecedentes de doença crónica e, no passado dia 29 de Fevereiro, recorreu a uma instituição de saúde devido a sintomas de tosse e falta de ar. Mais tarde, no dia 11 de Março, foi ao Hospital Kiang Wu novamente devido a dificuldades respiratórias, tendo sido internada para tratamento. Cinco dias depois, foi transferida para o Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Conde de São Januário.

      O resultado da análise laboratorial evidenciou reacção positiva ao vírus influenza A e ao vírus sincicial respiratório. No dia 18, por insuficiência respiratória, foi transferida para a Unidade de Cuidados Intensivos, tendo necessitado de ventilador para auxiliar a respiração. A doente não tinha sido vacinada contra a gripe sazonal, não tendo a sua família apresentado sintomas semelhantes, dizem os Serviços de Saúde.

      Por outro lado, as autoridades sanitárias também deram ontem conta de quatro casos de infecção colectiva de gripe em quatro escolas: Escola Keang Peng (Secção Primária); Escola Pui Tou (Sucursal da Secção Primária); Escola Pui Tou (Sucursal da Praia Grande); e Colégio Diocesano de São José 5 (Secção Chinesa).

      Os doentes começaram a manifestar sintomas de infecção do tracto respiratório superior como febre e tosse, tendo alguns deles recorrido a instituições de saúde para diagnóstico e tratamento médico. Não foram registados casos graves ou outras complicações graves, ressalvam os Serviços de Saúde, acrescentando que as escolas em causa já aplicaram medidas de controlo de infecção, como o reforço na desinfecção, limpeza e manutenção da ventilação de ar no interior das instalações, assim como o cumprimento rigoroso da norma do isolamento dos doentes.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau