Edição do dia

Sexta-feira, 19 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.8 ° C
27.9 °
26.5 °
89 %
8.8kmh
40 %
Sex
28 °
Sáb
28 °
Dom
25 °
Seg
24 °
Ter
26 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeVales de Saúde deveriam ser usados em consultas de prevenção de doenças

      Vales de Saúde deveriam ser usados em consultas de prevenção de doenças

      O Conselho para os Assuntos Médicos reuniu-se recentemente numa sessão presidida pelo Presidente do Conselho para os Assuntos Médicos e director dos Serviços de Saúde (SSM), Alvis Lo, tendo sido abordadas questões como as orientações para a construção de um “Macau saudável”, ou o ponto de situação da execução do Programa de Comparticipação nos Cuidados de Saúde. Sobre os vales de saúde, o Alvis Lo indicou que a substituição dos vales de saúde em papel por vales de saúde electrónicos desde Agosto do ano passado levou a que se conseguisse reprimir, de forma significativa, a utilização irregular dos vales de saúde.

      Os SSM continuarão a rever e a melhorar o respectivo sistema, referiu o mesmo responsável. Sin Kuan Pui, do Grupo de Coordenação de Vales de Saúde, apresentou a situação de utilização dos vales de saúde nos últimos anos. Desde 2021, registou-se um aumento na taxa de utilização global e também na taxa de utilização dos residentes com idade igual ou superior a 65 anos. No entanto, destacou a mesma responsável, a percentagem de utilização dos vales de saúde para efeitos de prevenção e cuidados de saúde é relativamente baixa.

      Ficou assente na reunião a vontade de incentivar os residentes que não costumam utilizar os vales de saúde a fazê-lo quando forem receber cuidados de saúde preventivos prestados pelas clínicas privadas, promovendo-se assim também a utilização dos mesmos vales de saúde na prevenção de doenças, a fim de atingir o objectivo de detecção precoce de doenças.

      No que diz respeito à construção de um “Macau saudável”, a chefe da Divisão de Promoção da Saúde do Centro de Prevenção e Controlo da Doença, Wong Weng Man, referiu-se a 18 objectivos relacionados com os riscos para a saúde, a saúde mental, as essenciais doenças transmissíveis, bem como a prevenção e tratamento de doenças crónicas.

      Os membros presentes na reunião concordaram com o enquadramento e as orientações, sugerindo várias melhorias na forma como diferentes camadas da população são sensibilizadas para questões de saúde e de adopção de um estilo de vida mais saudável.

       

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau