Edição do dia

Quarta-feira, 17 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
29.9 ° C
30.9 °
29.9 °
79 %
6.2kmh
20 %
Qua
30 °
Qui
29 °
Sex
28 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioÁsiaCentenas de pessoas resgatadas de centro de burlas amorosas nas Filipinas

      Centenas de pessoas resgatadas de centro de burlas amorosas nas Filipinas

      Centenas de pessoas que estavam presas num centro dedicado a burlas amorosas nas Filipinas foram resgatadas nesta quinta-feira, num local a cerca de 100 quilómetros da capital, Manila. Ao todo, segundo a BBC, 383 pessoas de nacionalidade filipina, 202 cidadãos chineses e 73 pessoas de outras nacionalidades foram resgatadas do centro, que escondia a sua atividade ilegal sob a fachada de uma empresa de apostas online. As pessoas que estavam presas neste centro – elas próprias alvos de burlas – eram obrigadas a protagonizar esquemas fraudulentos amorosos, em que, escondendo as suas verdadeiras identidades, criavam relações fictícias à distância com outras pessoas através da internet. Enviavam-lhes mensagens a perguntar sobre os seus dias, sobre o que tinham comido à hora de almoço ou de jantar, e, ocasionalmente, incluíam fotografias suas, de forma a criar proximidade. Uma vez conquistada a confiança das vítimas, manipulavam-nas ou roubavam-nas, frequentemente convencendo-as a investir em esquemas ou negócios fraudulentos.

      O raide ao centro, que aconteceu nesta quinta-feira, foi espoletado por uma denúncia de um homem vietnamita que conseguiu fugir do espaço no mês passado. Com a promessa de um emprego como cozinheiro, o homem chegou às Filipinas em Janeiro e rapidamente percebeu que tinha sido ‘apanhado’ por uma rede de tráfico humano, ficando preso no centro. Conseguiu fugir, a 28 de Fevereiro, escalando um muro e encontrando refúgio numa quinta, cujo dono alertou as autoridades.

      As principais vítimas destes esquemas são “homens e mulheres atrativos”, disse o porta-voz da comissão presidencial filipina contra o crime organizado, Winston Casio. Foram também apreendidas várias armas de fogo e munições. A investigação está ainda nas suas fases iniciais, disseram as autoridades, já que a maioria das pessoas resgatadas ainda estão em “choque”.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau