Edição do dia

Quarta-feira, 17 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
28.9 °
27.9 °
83 %
4.6kmh
40 %
Qua
28 °
Qui
29 °
Sex
28 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeAutoridades atentas ao desenvolvimento da inteligência artificial

      Autoridades atentas ao desenvolvimento da inteligência artificial

      No âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se assinala hoje, o Conselho dos Consumidores (CC) apontou para os temas anuais definidos pela Consumers International e pela Associação de Consumidores da China, entre eles, a inteligência artificial (IA).

      A IA generativa refere-se à IA que pode gerar um conteúdo único e específico (incluindo texto, imagem, vídeo ou áudio) em resposta a uma instrução. “A sua adopção por parte dos consumidores tem aumentado rapidamente, graça ao surgimento de ‘chatbots’, robôs de IA generativa capazes de produzir respostas em linguagem natural que se assemelha ao texto escrito por humanos”, explica o CC, acrescentando que “a Consumers International apontou que os ‘chatbots’ produzem frequentemente informações erradas que colocam o consumidor em risco, urgindo as organizações de consumidores de todo o mundo a desenvolver capacidade de entender, monitorizar e resolver os riscos que os consumidores enfrentam perante a IA”.

      Uma vez que é membro oficial da Consumers International, o CC deve dar articulação à iniciativa daquela organização, “por forma a abordar a probabilidade de sensibilização do consumidor nesta matéria, elevando assim o conhecimento dos consumidores de Macau sobre a IA generativa”.

      Por outro lado, o tema deste ano da Associação de Consumidores da China é “estímulo da vitalidade de consumo”. Em resposta a este tema, o CC aponta que “promove trabalhos de elevação de qualidade e de divulgação com foco no aumento de confiança e promoção de consumo”.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau