Edição do dia

Sábado, 20 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
29 ° C
30.9 °
28.9 °
84 %
4.1kmh
40 %
Sáb
28 °
Dom
27 °
Seg
24 °
Ter
24 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioLusofoniaTimor-Leste e Estados Unidos debatem futuro da cooperação

      Timor-Leste e Estados Unidos debatem futuro da cooperação

      A cooperação futura entre os Estados Unidos e Timor-Leste dominou ontem o encontro entre a responsável adjunta do gabinete para o Sudeste Asiático do Departamento de Estado e o primeiro-ministro timorense. “É realmente notável o quanto alcançamos a trabalhar juntos, mas estamos a olhar para o futuro para ver o que mais podemos fazer para ajudar a atingir alguns dos objectivos e necessidades de desenvolvimento”, afirmou Melissa Brown aos jornalistas no final do encontro com Xanana Gusmão, no início de uma visita ao país.

      A responsável norte-americana, que tem ainda previsto um encontro com o Presidente timorense, José Ramos-Horta, disse também que sai de Timor-Leste “optimista em relação ao futuro”. “Estou entusiasmada com alguns dos novos projectos que temos, relacionados com a água, o saneamento e a educação, e também com alguns programas de nutrição”, disse.

      Melissa Brown explicou também que debateu com Xanana Gusmão a adesão de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e como “podem trabalhar juntos”, ao mesmo tempo que analisaram aspectos regionais e globais. “Foi uma conversa muito calorosa e franca”, salientou a responsável daquele gabinete do Departamento de Estado norte-americano.

      Brown iniciou ontem uma visita a Timor-Leste, tendo estado já reunida com o chefe da diplomacia timorense, Bendito Freitas, a quem felicitou pela adesão à Organização Mundial do Comércio.

      Os Estados Unidos e Timor-Leste assinaram em 2022 um acordo de cooperação até 2027, focado na melhoria das condições de água e saneamento em Díli e arredores e na criação de um centro para formação de professores e responsáveis educativos.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau