Edição do dia

Quarta-feira, 17 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
28.9 °
27.9 °
83 %
4.6kmh
40 %
Qua
28 °
Qui
29 °
Sex
28 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioÁsiaAustrália eleva laços com Vietname ao mais alto nível diplomático

      Austrália eleva laços com Vietname ao mais alto nível diplomático

      A Austrália elevou ontem os laços com o Vietname para uma Parceria Estratégica Global, no meio de uma competição feroz entre os Estados Unidos e a China na região estratégica do Indo-Pacífico.

       

      “A elevação dos nossos laços a Parceria Estratégica Global coloca a Austrália e o Vietname entre os parceiros mútuos mais importantes”, declarou o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, numa conferência de imprensa em Camberra, juntamente com o homólogo vietnamita, Pham Minh Chinh.

      O reforço dos laços entre Austrália e Vietname, para o mais alto nível diplomático, abrange uma série de questões fundamentais, como defesa, serviços secretos, energia e cooperação económica, bem como questões relacionadas com ambiente, educação, luta contra o tráfico de seres humanos, crime organizado e transformação tecnológica.

      Na reunião, os dois países também concordaram em estabelecer uma reunião ministerial anual para cooperar em questões energéticas, especialmente no que diz respeito à cadeia de abastecimento de minerais críticos, considerados fundamentais para a indústria das tecnologias verdes.

      “Com a conversão dos laços bilaterais numa Parceria Estratégica Global, o Vietname e a Austrália entraram num novo capítulo da história das relações bilaterais, com elementos de cooperação muito substanciais, eficazes e sustentáveis em todos os domínios”, sublinhou o dirigente vietnamita.

      Ao reforçar as relações bilaterais com o Vietname, a Austrália segue os passos dos Estados Unidos, que também elevaram os laços diplomáticos ao mais alto nível com a visita do Presidente, Joe Biden, no ano passado.

      O Presidente chinês, Xi Jingping, também visitou o Vietname no final de 2023 para reforçar os laços com o país do Sudeste Asiático, que se encontra numa zona estratégica do mar do Sul da China e deverá tornar-se a 28.ª maior economia do mundo até 2030.

      Este anúncio surgiu depois de uma cimeira especial entre a Austrália e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Melbourne, que terminou na quarta-feira com um apelo à estabilidade no mar do Sul da China, onde os confrontos entre navios chineses e filipinos têm vindo a aumentar.

      Pequim reivindica a quase totalidade do mar do Sul da China, rico em recursos naturais e uma via fundamental para o comércio mundial, por “razões históricas”, disputando também território com Malásia, Vietname, Taiwan e Brunei.

      A cimeira especial assinalou os 50 anos de relações entre a Austrália e a ASEAN, um bloco fundado em 1967 e actualmente composto pelo Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Vietname e Myanmar, tendo ainda sido estabelecido um roteiro para a adesão de Timor-Leste. Lusa

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau